Inês dos Santos Costa: “É tempo de protegermos quem cuida de nós”

Inês dos Santos Costa: “É tempo de protegermos quem cuida de nós”

Categoria Ambiente, Resíduos

A secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, gravou uma mensagem em vídeo onde apela a todos os cidadãos para que cumpram as determinações impostas neste período de estado de emergência e que tenham atenção especial ao uso final das máscaras, luvas e lenços.

“Há gestos que todos podemos ter para ajudar quem está na linha da frente deste combate”, diz a responsável, apelando para que se “coloquem as máscaras, luvas e lenços no lixo comum e nunca na reciclagem”.

O momento atual pede para “reforçar o respeito e o apoio destes profissionais” que contribuem para garantir que “continuemos a ter ruas e cidades mais limpas. Os trabalhadores que todos os dias garantem a recolha e a limpeza urbana devem ser merecedores da vossa atenção”, salienta.

Inês Costa da Silva volta a reforçar o apelo para que “não se coloque em causa todos os esforços dos trabalhadores”, garantindo um “serviço essencial que, apesar de muitas vezes invisível, a sua ausência é sempre notada”.

Não se esqueça:

  • Reduza o desperdício em casa: quanto “menos lixo, menos sobrecarga no sistema de recolha”;
  • Se existem casos de Covid-19 em casa, respeite as indicações já dadas pela DGS;
  • Deposite o lixo respeitando os horários de recolha e a capacidade dos contentores;
  • Evite colocar móveis, colchões ou armários na via pública.

Face ao cenário, a mensagem da secretária de Estado do Ambiente é de reforço: “É tempo de protegermos quem cuida de nós. Seja um agente de saúde pública”.