ING financia carteira de energia eólica do Finerge Renewables Group

ING financia carteira de energia eólica do Finerge Renewables Group

Categoria Ambiente, Energia

O ING participou no financiamento de 800 milhões de euros do Finerge Renewables Group Europe, uma carteira eólica portuguesa detida pela First State Investments (FSI), cliente do ING desde 2015. O Grupo é o segundo maior produtor de energia eólica em Portugal, com uma capacidade instalada e operacional de cerca de 1GW. O ING atuou como “Mandated Lead Arranger” e “Swap Arranger” (cobertura de risco) na operação.

O financiamento será aplicado na otimização da estrutura de capital a longo prazo. Com este financiamento, o Grupo Finerge obtém a flexibilidade financeira necessária para promover o crescimento orgânico e inorgânico, tanto em tecnologias alternativas renováveis, como noutros países europeus. Além do Banco Holandês, a Finerge conta também com o apoio de um grupo diversificado de entidades, tais como instituições financeiras e investidores institucionais, nacionais e internacionais.

Fundada em 1996, a Finerge opera na área da construção, manutenção e gestão de instalações eólicas, e tornou-se líder no desenvolvimento sustentável através de diferentes instalações de produção de energia limpa. O Grupo Finerge detém 508 torres eólicas instaladas nos 43 parques eólicos que explora e com os quais reduz a emissão de 844 toneladas de CO2.

Eduardo Camino, CFO da Finerge, explica que “este acordo de financiamento resulta da confiança depositada pelas instituições financeiras no modelo de negócio do Grupo, que engloba um plano de expansão ambicioso, sustentado numa base de ativos renováveis de alta qualidade, assim como numa equipa de gestão, com vasta experiência no setor”.

Wafaa Ermilate, responsável do ING pelos investimentos em ativos de infraestruturas e energia renovável em Portugal e Espanha afirma: “Estamos muito satisfeitos por poder apoiar o Grupo Finerge e o seu acionista FSI neste financiamento, que irá contribuir para reforçar a sua liderança no setor das energias renováveis, no mercado português e europeu. Mais uma vez, o nosso conhecimento alargado do mercado e das necessidades dos nossos clientes, juntamente com os nossos produtos inovadores, permitem-nos manter a liderança no financiamento sustentável.”

O ING tem como objetivo continuar a promover e a financiar a mudança para uma economia sustentável. Desta forma, para apoiar os seus clientes nesta transformação sustentável, o Banco disponibiliza produtos inovadores, como o sustainable improvement loan, vinculado ao comportamento e plano das empresas nesta área.