INOKEM lança solução 100% biológica que elimina hidrocarbonetos em águas residuais

Categoria Advisor, Empresas

O tratamento dos hidrocarbonetos em águas, provenientes de lavagens auto, é um dos “problemas ambientais” existentes em Portugal: “por um lado, a fiscalização não tem a eficácia que era expectável, por outro lado, a maioria das zonas de lavagem não dispõe de um separador físico, o que origina a libertação descontrolada destes hidrocarbonetos (óleos) em volume muito acima do legalmente permitido”.

Perante esta realidade, a INOKEM desenvolveu uma “solução 100% biológica”, que utiliza um “conjunto de microoganismos que têm como função digerir biológicamente estes hidrocarbonetos”, permitindo até que seja possível o “reaproveitamente destas águas para novas lavagens, evitando custos de limpeza ou aspiração”, refere em comunicado.

Segundo a empresa, o “Kemzime HD” é um “produto tecnológicamente avançado, que permite o tratamento (através da degradação) de hidrocarbonetos, óleos e outras gorduras solventes que se encontrem nas águas residuais em locais como estações de serviço, lavagens auto, parques de estacionamento, gasolineiras, entre outros locais”. Esta solução atua de “forma diferenciadora ao eliminar substâncias contaminantes de forma a que seja possível realizar a reutilização da água, após devida filtragem, ou até eliminá-la sem custos”, precisa o comunicado.

A sua fórmula 100% biológica e altamente concentrada, confere-lhe um “caracter extremamente ativo e não patogénico”, sendo composto por um conjunto “muito específico de microrganismos modelados para esse efeito”, explica a empresa.