Investigadores da FCTUC celebram o Dia Mundial dos Oceanos com ação de limpeza de praia e recolha de lixo|

Investigadores da FCTUC celebram o Dia Mundial dos Oceanos com ação de limpeza de praia e recolha de lixo|

Para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, no próximo sábado, 8 de junho, os investigadores Elsa Rodrigues e Miguel Pardal, do Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), juntam-se ao município de Mira e ao Colégio Rainha Santa Isabel para uma ação de limpeza e recolha de lixo na praia do poço da Cruz.

Esta ação insere-se também no projeto de investigação “FishFree”, que tem como grande objetivo contribuir para a validação de um ensaio alternativo aos testes letais com peixes. As preocupações com o bem-estar animal e “o tempo e recursos despendidos usando testes letais com peixes têm promovido o desenvolvimento de ensaios alternativos, considerando-se promissores e de grande interesse os testes in vitro com linhas celulares. Porém, até ao momento, as linhas celulares derivadas de peixes têm mostrado ser menos sensíveis do que os ensaios com peixes”, explica a investigadora Elsa Rodrigues.

Por isso, “é imperativo encontrar modelos celulares, derivados de artrópodes, peixes ou mamíferos, que permitam diminuir o risco de falsos negativos. No nosso grupo de investigação, estudos recentes revelaram que, de seis linhas celulares testadas, derivadas de mamíferos e peixes, a derivada de cardiomioblastos de rato apresenta uma sensibilidade semelhante aos resultados do ensaio com peixes para a azoxistrobina, considerado neste momento o fungicida agrícola mais utilizado no mundo. No entanto, são necessários mais estudos que confirmem a fiabilidade desta linha celular, e o projeto FishFree veio colmatar estas lacunas”, realça a investigadora.

O projeto FishFree é financiado pela Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do PT2020.

O ponto de encontro para a ação de limpeza e recolha de lixo é no parque de estacionamento da praia do poço da Cruz (Mira), às 10h30 (junto ao Bar Porto D’Abrigo).