IPS junta academia para nova edição dos Research Living Labs 

IPS junta academia para nova edição dos Research Living Labs 

Categoria Advisor, Agenda

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) volta a reunir investigadores, estudantes e parceiros regionais na 2ª edição dos Research Living Labs, “laboratórios vivos” da aliança Universidade Europeia E³UDRES², que decorrem ao longo da próxima semana, entre 2 e 6 de maio.

A iniciativa, que envolve representantes das seis instituições parceiras da E³UDRES², contempla várias sessões de trabalho para o “desenvolvimento de projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D)”, promovendo igualmente sessões abertas ao público, a 2 e 5 de maio, no Anfiteatro D1.10 da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS), entre as 9h00 e as 12h30, também disponíveis online.

Neste âmbito está também previsto o II Seminário sobre Economia Circular na região de Setúbal, agendado para sexta-feira, 6 de maio, às 14h30, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS).

Na semana seguinte o evento contempla igualmente o Mercado de Parceiros (10 de maio) e o Mercado de Investigadores (12 de maio), duas atividades online que, à semelhança das feiras reais, pretendem proporcionar a livre circulação entre participantes, num registo informal, para colocar questões, partilhar conhecimentos e encontrar áreas de interesse em comum.

De acordo com o IPS, os Research Living Labs são uma oportunidade para potenciar o envolvimento da comunidade na aliança E³UDRES², conhecer mais sobre o projeto e como, através dele, se poderá contribuir para o desenvolvimento de um verdadeiro campus europeu e de uma região de Setúbal mais inteligente, sustentável e internacional.

Nestas sessões de trabalho, investigadores e atores regionais dos seis territórios envolvidos vão desenhar em conjunto projetos de investigação, tendo em vista soluções inovadoras para problemas reais, concretamente nas áreas da Economia Circular, Envelhecimento Ativo e Bem-estar e Contribuição Humana para a Inteligência Artificial.