IVECO BUS foi a vencedora na categoria “Move Green” em transportes públicos

IVECO BUS foi a vencedora na categoria “Move Green” em transportes públicos

Categoria Ambiente, Energia

O salão “Transports Publics 2018”, em Paris, reúne especialistas europeus no setor da mobilidade sustentável, que ali apresentam as mais recentes inovações em termos de equipamentos, tecnologias e gestão de transportes públicos. Realizado sob os auspícios do Ministério Francês da Ecologia e da Transição Inclusiva, os “Prémios de Inovação em Transportes Públicos” (“Public Transport Innovation Awards”), distingue empresas europeias focadas no desenvolvimento novos produtos e serviços no domínio dos transportes públicos.

A IVECO BUS, marca da CNH Industrial N.V., foi a vencedora na categoria “Move Green!” com a sua gama de autocarros eléctricos Urbanway e Crealis, que combinam linhas de abastecimento de energia, via duplo cabo, com baterias de armazenamento, colocadas na parte superior do veículo.

Sylvain Blaise, vice-presidente da IVECO e responsável pela IVECO BUS, declarou: “Este prémio é um enorme incentivo para a nossa nova geração de tróleis, que completam a nossa gama de veículos de tracção alternativa. É uma distinção que reconhece a excelência da nossa gama de veículos eléctricos e a gás natural. As nossas múltiplas opções permitem-nos cumprir as expectativas dos municípios e dos operadores, quaisquer que sejam as suas necessidades ou preferências energéticas.”

A tecnologia de tróleis da IVECO BUS encontra-se, presentemente, no mais inovador e avançado patamar de sempre, proporcionando mobilidade zero-emissões para ambientes urbanos. Especialmente recomendada para cidades sem grandes exigências em termos de topografia, esta tecnologia garante um excelente desempenho em percursos com fortes inclinações de terreno, sem comprometer a longevidade das baterias ou o conforto em termos de climatização. O tempo de operacionalidade é maximizado pelo facto de as baterias do veículo poderem ser recarregadas em vias equipadas com linhas aéreas eléctricas, recorrendo ao conceito denominado “oportunidade de carga”, eliminando a necessidade imobilização do veículo para essa operação de recarga. Os tróleis são, também, capazes de funcionar apenas com as baterias em 25 a 40% do percurso, o que assegura a sua operacionalidade mesmo em secções desprovidas dessas linhas aéreas de abastecimento.

Actualmente, estão já em utilização na Europa mais de 800 tróleis concebidos e produzidos pela IVECO BUS. Esta nova geração de veículos é apenas uma parte de uma longa linha de melhorias e avanços da empresa realizados ao longo de várias décadas. Em França, os municípios de Lyon, Saint-Etienne, Limoges e Nancy operam tróleis IVECO BUS, tal como o fazem as cidades de Bolonha (Itália), Brno, Plzen e Zlin (República Checa), e Bucareste, Cluj e Timisoara (Roménia).

Com sede em Lyon (França), a IVECO BUS desenvolve os seus modelos Urbanway e Crealis no seu Centro de Investigação e Desenvolvimento (R&D) de Venissieux, produzindo-os na fábrica de Annonay, na região de Ardèche. Nestas instalações, que se encontram em funcionamento há mais de 100 anos, trabalham presentemente mais de 1.400 funcionários. Os veículos movidos a combustíveis alternativos não-Diesel representam já mais de 50% da produção da fábrica.