João Manzarra testemunha resultados das plantações do programa “Café com Respeito” na Colômbia

João Manzarra testemunha resultados das plantações do programa “Café com Respeito” na Colômbia

João Manzarra, embaixador do programa de sustentabilidade de NESCAFÉ® – Café com Respeito -, visitou uma das plantações de café apoiadas pela marca na região de Risaralda, na Colômbia. O apresentador teve oportunidade de testemunhar, em primeira mão, os resultados do programa de sustentabilidade – Café com Respeito -, que tem como objetivos “promover a produção de café sustentável” e “apoiar as comunidades de cafeicultores”.

De acordo com a marca, este programa apoia os cafeicultores e respetivas comunidades, nomeadamente com “formações em novas técnicas de cultivo e business skills”, com um “respeito transversal” a todos os intervenientes no processo, “desde a planta a quem a cultiva, passando pelo solo que a recebe, pelo meio ambiente que o rodeia e pela comunidade, sem esquecer a qualidade do produto final, o esforço de quem o produz, a forma como é embalado” e, finalmente, “aqueles a quem este se destina”. Através de um investimento que rondou os 340 milhões de euros, já foi possível distribuir 235 milhões de novas plantas de café de alta produtividade e maior resistência e renovar cerca de 120 mil hectares de plantações em todo o mundo, refere a NESCAFÉ num comunicado.

A distribuição de novas plântulas de café mais resistentes às alterações climáticas e o desenvolvimento de técnicas de agricultura regenerativa fazem também parte deste programa, que tem como finalidade conseguir uma produção de café cada vez mais sustentável e responsável.

“Um dos motivos pelos quais me tornei embaixador NESCAFÉ®️ foi precisamente pelo trabalho que têm vindo a desenvolver, nomeadamente nas produções de café, tendo em conta os grandes desafios a que todos assistimos hoje para garantir um futuro sustentável e responsável. Ter a oportunidade de estar no terreno e receber o testemunho de quem lá vive e trabalha foi muito importante”, declara João Manzarra, embaixador de Café com Respeito.

Já Maria Teresa Mendes, Business Executive Officer de Coffee Portugal na Nestlé®, considera que “os resultados de Café com Respeito são verdadeiramente prometedores e falam por si. Em 2020, 85% do nosso café já provinha de origem sustentável e trabalhamos diariamente com vista a alcançar os 100% até 2025. O nosso grande objetivo com este programa é garantir que no futuro continuaremos a ter café de qualidade, de forma sustentável e responsável. Estamos muito felizes pelo facto do João Manzarra ter testemunhado e partilhado a alegria que os produtores NESCAFÉ® aplicam diariamente na produção de café com respeito”.

O programa “Café com Respeito” abrange quatro pilares correspondentes às várias fases, desde a produção ao consumo de café. “Cultivado com Respeito”, “Produzido com Respeito”, “Embalado com Respeito” e “Saboreie com Respeito” são os quatro eixos de atuação do projeto, que incorpora medidas de ação para assegurar o bem-estar e formação dos agricultores e produtores, a utilização sustentável dos terrenos e recursos naturais, a adoção de práticas mais sustentáveis nas fábricas da marca, entre outros.