Jornada sobre a regeneração do eucalipto em áreas queimadas em Santa Comba Dão

Jornada sobre a regeneração do eucalipto em áreas queimadas em Santa Comba Dão

Categoria Advisor, Agenda

A regeneração de eucalipto em áreas queimadas é tema para uma jornada de debate, que vai decorrer já esta quinta-feira, 11 de outubro, no auditório municipal em Santa Comba Dão. A organização da iniciativa é da Quercus – Núcleo de Viseu e do Município de Santa Comba Dão, que contam com o apoio de várias entidades representadas neste encontro.

Marcada pela presença de um reputado leque de especialistas e técnicos da área, a iniciativa visa o aprofundamento da questão da regeneração do eucalipto, no âmbito da gestão pós-fogo, e a própria avaliação das medidas de gestão para orientação dos proprietários florestais.

Assim, e ao longo de uma manhã de trabalho vai ser debatida a problemática dos novos povoamentos de eucaliptos que proliferaram, de forma descontrolada, em terrenos florestais afetados pelos incêndios de 15 de outubro de 2017. Esta elevada regeneração seminal traduz-se em povoamentos com densidades que chegam a ultrapassar as 100 plantas por metro quadrado, constituindo um problema na ordem do dia para proprietários e populações afetadas.

Dirigida a organizações de produtores florestais, gabinetes técnico-florestais, técnicos do ministério da agricultura, prestadores de serviços e estudantes, a participação nesta Jornada é de participação livre, mediante inscrição prévia, aqui.