Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 pretende capacitar e promover competitividade dos jovens agricultores

Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 pretende capacitar e promover competitividade dos jovens agricultores

A Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) está a desenvolver um projeto inédito de capacitação e promoção da competitividade do Jovem Agricultor e do Jovem Empresário Rural. O “Laboratório Vivo da Agricultura 4.0”, conta assim com um investimento global de cerca de meio milhão de euros, apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, a realizar em dois anos.

Numa primeira fase, o Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 prevê a realização de um estudo de diagnóstico sobre as necessidades de qualificação profissional dos Jovens Agricultores e dos Jovens Empresários Rurais. O passo seguinte é o desenvolvimento de uma plataforma online inédita onde será possível participar em ações de qualificação e aceder a informação relevante, sempre atualizada, lê-se no comunicado da AJAP.

De acordo com Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP, é objetivo da associação “dotar os Jovens Agricultores e os Jovens Empresários Rurais de ferramentas e conhecimento técnico inovador, fácil de aceder através de uma plataforma online e de uma aplicação”. Para o responsável, “a agricultura tem um papel fundamental nas zonas rurais e no interior do país, dinamiza a economia, estimula a criação de emprego e a incorporação de inovação”, sendo por isso, “essencial levar conhecimento e mais informação a quem está no terreno”.

O Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 vai dar resposta a temas relacionados com a produção, transformação, comercialização e mercados, e inclui conteúdos úteis para as várias fileiras do setor. No site será possível aceder a ambientes personalizados de acordo com os temas, espaço de conferências, vídeos informativos e questionários dinâmicos. No âmbito deste projeto, perspetiva-se também o desenvolvimento de uma aplicação móvel, refere a AJAP.

De forma a divulgar a plataforma e aproximar os Jovens Agricultores e os Jovens Empresários Rurais ao projeto, a AJAP irá organizar roadshows nas regiões Norte, Centro e Alentejo. Está também prevista a divulgação em eventos estratégicos, como a Agrobraga e a Ovibeja, e a produção de um programa de televisão, pensado para mostrar casos de sucesso e dar voz aos Jovens Agricultores e aos Jovens Empresários Rurais.

Foto: Reuters