Lipor anuncia investimento de 1,16 milhões de euros em novas viaturas para a recolha seletiva de biorresíduos 

Lipor anuncia investimento de 1,16 milhões de euros em novas viaturas para a recolha seletiva de biorresíduos 

Categoria Ambiente, Resíduos

 

Na presença do Conselho de Administração da Lipor, decorreu esta terça-feira, dia 15 de dezembro pelas 11h00, nas instalações da Lipor, a “Cerimónia de entrega das Viaturas, de apoio ao Incremento da Recolha Seletiva da Fração de Biorresíduos dos Resíduos Urbanos da Região Lipor”.

De acordo com a empresa, foram entregues nove viaturas, financiadas pelo Programa POSEUR movidas a Gás Natural, num investimento total de 1.161.000.00 euros.

Este investimento, reforça a aposta da Lipor e dos Municípios associados na promoção da recolha seletiva da fração de Biorresíduos (alimentares e verdes), ajudando ao cumprimento das metas e objetivos de Portugal perante a União Europeia.

O investimento resulta também, segundo a Lipor, de uma busca por “soluções alternativas” que ajudem a diminuir a poluição do ar e o ruído nos grandes centros urbanos. O gás natural comprimido é um dos combustíveis que, quer em termos de custos, quer em termos de impacto no ambiente, pela ausência de enxofre, hidrocarbonetos e partículas nas saídas e baixas emissões de CO2, mais concorre para os objetivos de descarbonização.

Para a Lipor, este é um investimento com um triplo impacto positivo: “aumento das quantidades de recicláveis recolhida, cumprimento da obrigação da implementação da recolha seletiva de biorresíduos e diminuição da poluição nas áreas urbanas”.