Lipor anuncia investimento de 3,8 milhões de euros na recolha de biorresíduos

Lipor anuncia investimento de 3,8 milhões de euros na recolha de biorresíduos

Categoria Ambiente, Resíduos

A Lipor acaba de abrir um Concurso Público Internacional para a aquisição de nove viaturas pesadas, para recolha seletiva de biorresíduos, movidas a gás natural. O investimento previsto é de 1,2 milhões de euros, sendo as viaturas distribuídos pelas Câmaras Municipais associadas, informa em comunicado a Lipor.

Segundo a Lipor, em execução estão também investimentos de cerca de 2,6 milhões de euros, também destinados às Câmaras Municipais associadas da Lipor, dos quais se destacam o fornecimento de diversos tipos de contentores de deposição e recolha, “compartimentos” para alojar contentores, equipamentos de monitorização para otimização das recolhas e a promoção de campanhas de sensibilização – tudo no sentido de aumentar a facilidade da separação e a comodidade dos cidadãos na separação e na entrega de Biorresíduos.

Este investimento que totaliza de 3,8 milhões de euros, é co-financiado por Fundos Comunitários (POSEUR), dando, assim, continuidade ao esforço conjunto das Câmaras Municipais e da Lipor, em superar os Objetivos e Metas nacionais e da União Europeia quanto à boa gestão dos Biorresíduos produzidos na Região.

Tendo por base as estratégias delineadas para a recolha porta-à-porta na região do Grande Porto, o investimento atualmente em curso permitirá “atingir o objetivo definido de, até ao final de 2021, servir 131.338 habitações e comércios por este tipo de recolha”, destaca a Lipor.