Lipor expande projeto “Embrulha” ao Município de Gondomar

Lipor expande projeto “Embrulha” ao Município de Gondomar

No Dia Mundial da Alimentação, que se assinalou na passada quarta-feira, dia 16 de outubro, a Lipor e os municípios associados assinalaram o alargamento da iniciativa “Embrulha” ao Município de Gondomar, que conta com dez restaurantes que se associam ao combate do desperdício alimentar. Neste sentido, “prolongar o tempo de vida útil dos nossos alimentos e reduzir a fração alimentar no indiferenciado é o propósito deste projeto, direcionado aos restaurantes e aos seus clientes”, pode ler-se numa nota enviada à imprensa.

Desta forma, a rede de restaurantes “Embrulha” chega aos 82 aderentes, que diariamente previnem a produção de resíduos alimentares. Durante o primeiro semestre de 2019 foram distribuídos mais de 25.800 embalagens nos restaurantes aderentes, que evitaram a produção de 9,58 toneladas de resíduos alimentares e consequentemente a emissão de 2,01 de toneladas de CO2E.

O projeto tem demonstrado que a disponibilização e divulgação de uma embalagem gratuita para as sobras alimentares é uma forma simples de contribuir para a minimização de um dos maiores problemas que a humanidade enfrenta atualmente.

O “Embrulha”  encontra-se inserido na estratégia de prevenção da Lipor em curso, em particular na redução da produção de resíduos alimentares. Disponibilizar embalagens para as sobras alimentares e informar os clientes desta opção “é uma forma simples de reduzir o desperdício de alimentos e de mudar comportamentos e atitudes”, sublinha a Lipor.

Aos restaurantes interessados em aderir ao projeto “Embrulha”, podem fazê-lo através do site da Lipor.

Foto cedida pela Lipor