Lipor vai criar novo pomar junto à Central de Valorização Orgânica

Lipor vai criar novo pomar junto à Central de Valorização Orgânica

A equipa dos Espaços Verdes da LIPOR continua a trabalhar na criação de novos jardins sustentáveis, dinâmicos e produtivos com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos seus colaboradores, sem esquecer a adoção de boas práticas e técnicas de jardinagem, sublinha em comunicado. Para isso irá criar um novo Pomar junto à Central de Valorização Orgânica.

O elevado consumo de água de rega deste local, os sucessivos cortes de relva necessários para manter o espaço cuidado e sendo um relvado sem outra utilidade, fazem deste local uma área a transformar num espaço mais sustentável. Com a criação de um Pomar, além de reduzir a rega e manutenção, irá cultivar frutas biológicas para distribuição por todos os colaboradores.

Para além de tudo isto, vai ainda promover a Biodiversidade (através do cultivo de variedades regionais de fruteiras) ao instalar plantas com dimensões diferentes (prado, arbustos e árvores), criando espaços abertos a todos os seres vivos.

Este é um jardim que irá contribuir para a mitigação das alterações climáticas ao criar uma barreira natural dos ventos que se fazem sentir sobre as infraestruturas, podendo influenciar positivamente os custos associados à climatização dos edifícios, garante a Lipor.