Lipor: Projeto D-NOSES incentiva a população a registar possíveis odores no Rio Tinto

Lipor: Projeto D-NOSES incentiva a população a registar possíveis odores no Rio Tinto

Categoria Ambiente, Resíduos

No âmbito do Projeto D-NOSES  foram “instalados painéis informativos junto dos passadiços do rio Tinto, nos municípios do Porto e Gondomar”, refere a Lipor em comunicado. Nos dias 26 e 27 de maio no passadiço do Parque Oriental do Porto e no dia 1 de junho na zona do passadiço de Gondomar, entre o Parque Urbano de Rio Tinto e o Parque Oriental do Porto. Já em 2019 foram colocados os mesmos painéis no Trilho Ecológico da Lipor.

De acordo com a Lipor, o objetivo da colocação destes painéis é “incentivar uma participação ativa da população destes municípios no mapeamento e medição do problema de odores”, utilizando a aplicação com a denominação “odourcollect”, disponível no site da Lipor ou na PlayStore e Applestore (versão para ios).

Este é mais um passo da Lipor, dos municípios associados e dos cidadãos em prol da proteção do Rito Tinto e de um ambiente melhor.

O Projeto D-Noses (Distributed network for odour sensing, empowerment, and sustainability) é financiado pela UE, foi lançado nos dias 25 e 26 de abril de 2018, no campus da University College London. O consórcio do projeto, coordenado pela Fundação Ibercivis (Espanha), é uma parceria de nível mundial composta por 15 parceiros que combina especialistas em Pesquisa e Inovação Responsável (RRI), Ciência Cidadã e Co-criação, Associações Internacionais, cientistas de odores, Universidades e PMEs, Administração Local e Órgãos Públicos de 9 países.