Lisboa apresenta portal Lisboa Inteligente

Lisboa apresenta portal Lisboa Inteligente

No âmbito da Portugal Smart Cities Summit by Green Business Week, a Câmara Municipal de Lisboa lançou um novo portal chamado Lisboa Inteligente. Com a nova plataforma, Lisboa pretende dar a conhecer o trabalho da autarquia no desenvolvimento de iniciativas que contribuam para a transformação da capital portuguesa numa smart city.

Em declarações à Ambiente Magazine, João Tremoceiro, coordenador da Política de Dados Abertos do município, explicou que o portal “permite às pessoas terem conhecimento sobre aquilo que a Câmara está a fazer em relação a este conceito de smart city”. Paralelamente, estarão agregadas todas as iniciativas municipais que a autarquia irá lançar.

Em relação ao paradigma das smart cities, o responsável considera que embora se trate de um “rótulo”, Lisboa tem feito “um caminho inteligente” na gestão de recursos. Sendo que não existe uma área prioritária de atuação, João Tremoceiro realça as políticas que têm sido desenvolvidas na área da mobilidade, com destaque para o serviço de bicicletas partilhadas Gira.

Novo portal de dados para 2019
Para gerir recursos é necessário integrar informação de forma cuidada e analítica. Neste sentido, a Câmara Municipal de Lisboa irá lançar um novo Portal de Dados Abertos, que estará disponível no final de 2019.

De acordo com João Tremoceiro, a nova plataforma encontra-se ainda em versão beta, ainda que esteja previsto, “que no próximo ano haja uma sala de operações no Campo Grande onde tudo isto vai estar em funcionamento e gerido por uma equipa”.

Relativamente a esta iniciativa, o responsável acredita que “o futuro pertence aos dados”. Para isso, não basta “integrar os mesmo, é preciso criar analíticas e inteligência para ajudar a prever e prescrever o que irá acontecer no futuro”, sintetiza.

Ricardo Ramos Gonçalves