A Luságua – Resíduos Smart+, empresa do grupo Aquapor, está a implementar um projeto de recolha de resíduos orgânicos nos restaurantes do concelho de Albufeira. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal, tem como objetivo a valorização dos resíduos e contribuir para o cumprimento das metas europeias de desvio deste resíduo para aterro.
A partir deste mês de fevereiro, os estabelecimentos de restauração de Albufeira dispõem de um contentor de 240 litros para a deposição de biorresíduos. Os biorresíduos serão recolhidos, diariamente, pela Luságua – Resíduos Smart+ e, posteriormente, transformados em composto 100% natural, que poderá ser utilizado na fertilização dos solos, nomeadamente na agricultura, campos de golfe, entre outros.
“Este projeto reforça o nosso compromisso em assegurar uma gestão mais eficiente de resíduos em prol de toda a comunidade Albufeirense. Atualmente, cerca de 45% dos resíduos depositados indiferenciadamente são resíduos orgânicos, resultado apurado após a última caracterização de resíduos realizada em dezembro de 2023. Cumprindo com o princípio da hierarquia dos resíduos, os biorresíduos podem ser valorizados, contribuindo para a circularidade e sustentabilidade do Município de Albufeira”, afirma Ana Custódio, Gestora de Projetos de Resíduos da Luságua.
Entre os resíduos que podem ser colocados neste contentor, destacam-se os restos de alimentos sólidos que sobram das refeição, cascas e caroços de fruta, cascas e restos de legumes, cascas de ovo, restos de carne e peixe confecionados, restos de pão e bolos, saquetas de chá, borras de café e filtros, e guardanapos de papel.
Esta será a primeira fase do projeto de recolha de resíduos orgânicos, que brevemente será estendida a toda a população do concelho de Albufeira.