Mais de 1200 estudantes do Secundário integram estágios da iniciativa Ciência Viva no Laboratório

Mais de 1200 estudantes do Secundário integram estágios da iniciativa Ciência Viva no Laboratório

Categoria Advisor, Investigação

Julho é sinónimo de férias escolares mas não para todos os estudantes. Há um grupo de alunos que está em laboratórios de investigação, a trabalhar lado a lado com os cientistas. São mais de 1200 em todo o país, entre julho e setembro.

Esta é já a 21.ª edição da Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias, em que através dos estágios do MARE, os estudantes aprendem as técnicas básicas de campo e de laboratório para estudar os ecossistemas dos estuários.

Na companhia de cientistas, os estudantes do Ensino Secundário aprendem a recolher amostras de água e de sedimento, a identificar espécies estuarinas e a avaliar a qualidade ambiental das diferentes zonas do estuário a partir da análise dessas recolhas.

Criada em 1997 pela Ciência Viva, a iniciativa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias já proporcionou a cerca de 15 mil estudantes do ensino secundário o contacto direto com o trabalho de investigação em laboratórios e instituições científicas em todo o País através de mais de 5 000 estágios.

A edição deste ano conta com mais de 300 estágios em 80 instituições científicas, abrangendo um total de 1 230 estudantes.