Marés Vivas afinal não muda de sítio este ano

Marés Vivas afinal não muda de sítio este ano

O festival Marés Vivas de 2016 vai realizar-se no mesmo espaço onde se realizou nos anos anteriores e não novo Parque Urvano do Vale de S. Paio. O anúncio foi feito ontem pela Câmara Municipal de Gaia, que justificou esta mudança de planos com a interrupção dos trabalhos de preparação dos terrenos no Vale de S. Paio durante quase um mês, devido à providência cautelar interposta pela Quercus. A associação ambientalista contesta a realização do festival junto à Reserva Natural do Estuário do Douro, explica o Jornal de Notícias.

“Os custos necessários para compensar as quatro semanas de paragem, para além de muito acentuados (custos que não temos condições para assumir), não permitiriam garantir o cumprimento atempado das responsabilidades assumidas com os patrocinadores, músicos e com o público em geral”, refere a autarquia, em comunicado.

“A Câmara garante ainda que os “evidentes prejuízos” desta situação serão “aferidos a partir de agora e imputados” a todos os que “torpedearam o festival”.

Bernd Markowsky, do Movimento SOS Estuário do Douro, recebeu a notícia da mudança com alegria e “alívio”. “Estamos muito contentes porque esta nunca foi uma guerra política como andaram a dizer. Apenas nos moveu a preocupação com o meio ambiente”, afirmou.