Mariscar SEM Lixo regressa dia 19 de abril ao estuário do Sado

Mariscar SEM Lixo regressa dia 19 de abril ao estuário do Sado

Categoria Advisor, Agenda

A campanha “Mariscar SEM Lixo” regressa ao estuário do Sado no próximo dia 19 de abril, sexta-feira Santa, dia em que é tradição as famílias da comunidade piscatória costeira reunirem-se para mariscar.

“Mariscar SEM Lixo” é uma campanha de sensibilização e limpeza das margens do estuário do Sado,levada a cabo pela Ocean Aliveque alerta para o problema global do plástico no oceano e que tem como objetivo sensibilizar os mariscadores de lingueirão para não deixarem no mar as embalagens vazias de sal que utilizam para capturar este bivalve.

O objetivo é reunir o maior número de voluntários para sensibilizarem diretamente os mariscadores (entre as 8h30 e as 11h30) e participarem na limpeza das margens do estuário (entre as 10h30 e as 13h30, dependendo dos locais).

Através desta campanha, que já envolveu mais de 3.440 voluntários em três anos, foram retiradas, do estuário do Sado, 54.000 embalagens de sal 48 toneladas de lixo,dos quais 7 toneladas foram encaminhadas para reciclagem.

O projeto desenvolve atividades em três vertentes: ações mensais de limpeza das margens do estuário do Sado, realizadas por “voluntários do mar”; ações de sensibilização direta aos mariscadores e comunidade piscatória realizadas por agentes de sensibilização, as mulheres da comunidade piscatória;  e a criação de uma rede de stakeholders locais para promover soluções que evitem o lixo da mariscagem, como a colocação de contentores de lixo e ecopontos, nas zonas onde ocorre esta atividade.

Em 2017 e 2018, a Ocean Alive contou com o patrocínio da Fundação Oceano Azul e do Oceanário de Lisboa, através do apoio à realização de grandes ações de sensibilização da campanha “Mariscar SEM Lixo”, e à criação da rede de “Guardiãs do Mar”, mulheres da comunidade piscatória local que são agentes de sensibilização junto dos seus pares, promovendo a conservação das pradarias marinhas do Estuário do Sado. Em 2019, a Fundação Oceano Azul e o Oceanário de Lisboa voltam a apoiar a grande ação de sensibilização de sexta-feira Santa, chegando a cerca de um milhar de mariscadores.

Inscrições até dia 17 de abril (20h00) em: https://forms.gle/bDQb7b1QEwtMfQjXA

Para mais informação sobre a iniciativa ou forma de participar como “Voluntário pelo Mar”  consultar: http://www.ocean-alive.org/  e/ou https://www.facebook.com/ocean.alive.org/.