Mercado de eletricidade e gás cresce. EDP e Galp lideram

Mercado de eletricidade e gás cresce. EDP e Galp lideram

Categoria Ambiente, Energia

De acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o mercado livre da eletricidade alcançou no mês de julho, um número acumulado superior a 5,3 milhões de clientes, com um crescimento líquido de cerca de 12,1 mil clientes face ao mês anterior, o que representa um crescimento de aproximadamente 2,4% face ao mês homologo, lê-se no jornal i.

A ERSE avança ainda que a quase totalidade dos grandes consumidores está já no mercado livre, enquanto a percentagem doméstica representa em julho cerca de 88% do consumo total do segmento, face aos cerca de 86% registados no mês homologo.

Segundo o mesmo jornal, no que diz respeito à quota de mercado, a EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (77%) e em consumo (41%). No entanto, face a junho, a sua quota diminuiu 0,2 pontos percentuais (p.p), quer em número de clientes, quer em número de consumo.

De acordo com o jornal i, no mesmo mês, a Iberdrola manteve a liderança no segmento de clientes industriais (23%), apresentando um aumento de 0,1 p.p da sua quota de mercado. O segmento dos grandes consumidores passou a ser liderado pela Endesa (25%), que registou um aumento de 3,3p.p na sua quota dace a junho de 2020.

Já o mercado livre do gás natural alcançou um número acumulado de cerca de 1,264 milhões de clientes em julho, com um crescimento liquido de cerca de 3,6 mil clientes face a junho de 2020, o que representa um crescimento de aproximadamente 2m4% face ao mês homólogo, pode ler-se no i.

Ainda em termos de quotas de mercado, segundo a ERSE, a Galp manteve a sua posição como principal operador no mercado livre de consumo (60%). Este operador também manteve a liderança no segmentos de clientes industrias (54%).