Milhares de beatas de cigarro promovem campanha de sensibilização na Baía do Seixal

Milhares de beatas de cigarro promovem campanha de sensibilização na Baía do Seixal

A exposição de cerca de 220 mil beatas recolhidas nas várias ações de limpeza realizadas em zonas ribeirinhas e de mata são o mote do evento (Re)Canto do Tejo, que terá lugar dia 16 de setembro, domingo, entre as 10h00 e as 13h00, na frente ribeirinha do Seixal, junto ao Parque da Quinta dos Franceses. Um dos destaques da manhã é a inauguração da referida exposição, que mostra aquele que pretende ser o maior cordão de beatas do mundo, e que será candidato ao Guinness World Book of Records.

No mesmo dia tem lugar uma ação de limpeza nas margens da Baía do Seixal, aberta à participação de todos os interessados e que se irá repetir todos os terceiros domingos dos meses ímpares. As inscrições devem ser feitas através do email div.ambiente.salubridade@cm-seixal.pt ou 10milhoesnabermdaestrada@gmail.com.

Esta ação, que integra o programa da Semana Europeia da Mobilidade 2018, é o resultado de uma parceria entre a Associação 10 Milhões na Berma da Estrada, e a Câmara Municipal de Seixal, com o objetivo de alertar a população para o perigo das pontas de cigarro que não são tratadas como lixo e ameaçam o ecossistema, poluindo os lençóis freáticos, colocando em risco a vida marítima e entrando na cadeia alimentar.

Números e curiosidades

  • Mais de 220 mil pontas de cigarros;
  • 1.510 metros de cordão (fio de pesca com pontas de cigarro, justapostas);
  • Mais de 1600 horas de trabalho voluntário, realizadas por mais de 350 pessoas;
  • A grande maioria das pontas de cigarro foram recolhidas nas frentes ribeirinhas do Seixal, durante os anos 2016, 2017 e 2018.