Ministro do Ambiente lança concurso para o desassoreamento da Ria de Aveiro

Ministro do Ambiente lança concurso para o desassoreamento da Ria de Aveiro

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, preside à Cerimónia de Lançamento do Concurso para a Empreitada de Transposição de Sedimentos para a Otimização do Equilíbrio Hidrodinâmico na Ria de Aveiro, que se realiza no sábado, 19 de maio, às 11h00, no Edifício da Antiga Capitania do Porto de Aveiro. A sessão conta ainda com a participação da secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.

A Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro lança, amanhã, o concurso para o desassoreamento da Ria de Aveiro, uma empreitada, orçada em 17,6 milhões de euros e financiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

As obras a lançar vão permitir o reforço das margens em zona baixas, ameaçadas pelo avanço das águas, a proteção de pessoas e bens, a alimentação de praias e a melhoria dos valores naturais e das condições de navegação dos canais.

Sob o ponto de vista socioeconómico, a intervenção irá assegurar a criação de condições mais favoráveis ao usufruto da zona lagunar pela população, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da economia local, nomeadamente de atividades marítimo-turísticas em canais mais diversos. Estima-se que a obra tenha início no quarto trimestre de 2018.