Mobilidade elétrica à boleia da Europa

Mobilidade elétrica à boleia da Europa

A Alemanha aprovou nas últimas semanas uma recomendação do Bundesrat, conselho federal que representa os 16 estados, no sentido de banir os carros com motores a gasóleo e gasolina, a partir de 2030, noticia hoje o Negocios.

A Volkswagen estima que 25% das vendas em 2025 vão ser no segmento de carros elétricos. Também a partir desse ano, a Noruega prevê a proibição de carros convencionais. Estará o mundo a caminhar em definitivo, na direção da mobilidade elétrica?

“Os carros estão a ter cada vez mais autonomia, as baterias vão ser cada vez mais eficientes e baratas, portanto é um caminho que se vai fazendo”, responde o presidente da EDP Comercial, Miguel Stilwell, sustentando que o custo por 100 quilómetros num veículo elétrico é só de 1,5 euros. Com a progressiva oferta deste carros no mercado, este é um tema económico.

As poupanças reais dependem do perfil de utilização, mas os defensores da solução sustentam que um raio de 100 a 150 quilómetros abrange a maior parte das viagens diárias dos automobilistas.