Monte Gordo inaugura passadiço pedonal do Sotavento

Monte Gordo inaugura passadiço pedonal do Sotavento

O município de Vila Real de Santo António (VRSA) inaugurou na passada sexta-feira, o passadiço pedonal da praia de Monte Gordo. A estrutura, que contou com um investimento de um milhão de euros, possui 3 quilómetros de extensão e constitui já o maior passadiço sobrelevado do Sotavento algarvio.

Nesta ocasião, o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Gomes, anunciou a construção da fase II do passadiço, que irá ligar o troço já existente à praia de Santo António (perto da foz do Rio Guadiana, em VRSA). Este prolongamento está orçamentado em um milhão de euros e terá mais 4 quilómetros de extensão. Uma vez terminado, será o maior do Algarve e um dos mais extensos do país.

Ao nível ambiental, “será ainda recuperado o cordão dunar da praia, enquanto as construções a implementar serão sobrelevadas, de forma a evitar o pisoteio, e obedecerão a materiais e projetos sustentáveis”, explica a autarquia em comunicado.

A reabilitação da praia de Monte Gordo junta-se ao processo de requalificação da frente de mar (calçadão), promovido pela autarquia de VRSA e avaliado em 2,2 milhões de euros. O passadiço será comparticipado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Além do acesso ao areal, o equipamento garante, este verão, o acesso a todos os apoios de praia existentes em Monte Gordo, que poderão funcionar normalmente até ao dia 15 de outubro.

Após essa data, os concessionários terão até ao dia 8 de fevereiro de 2018 para demolir as antigas estruturas e proceder à construção das novas, que ficarão ao mesmo nível do passadiço e possuirão uma arquitetura uniformizada.