Município de Chaves associa-se a voluntários para a recolha de lixo

Município de Chaves associa-se a voluntários para a recolha de lixo

O município de Chaves associa-se na sexta-feira aos voluntários da associação “Inspira!” para uma ação de limpeza de área florestal nas margens da Estrada Municipal (EM) 507, que liga ao concelho de Montalegre, conta a Lusa.

A organização não governamental “Inspira!” está a implementar um projeto de intervenção ambiental, que arrancou a 23 de julho e se prolonga até 14 de setembro, e já permitiu recolher mais de cinco mil litros de lixo no concelho de Chaves, distrito de Vila Real.

A Câmara Municipal de Chaves, liderada por Nuno Vaz, disse hoje, em comunicado, que quer “valorizar o papel das ações de plogging — termo que designa uma nova tendência que combina a atividade física com a recolha de lixo durante o trajeto — na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”.

A associação “Inspira!” conta com 34 jovens voluntários, distribuídos por duas equipas de intervenção na comunidade, nomeadamente limpeza de áreas florestais do concelho e projetos de educação ambiental.

No sentido de valorizar a iniciativa, o autarca Nuno Vaz vai juntar-se aos jovens voluntários para a realização da ação de “esforços conjuntos pela limpeza de Chaves”, que vai decorrer numa área florestal nas margens da EM 507, que liga este concelho ao de Montalegre.

O projeto da associação “Inspira!” enquadra-se na iniciativa voluntariado jovem para a natureza e florestas do Instituto Português para o Desporto e Juventude (IPDJ).