O Município de Vila Franca de Xira foi parceiro da 3.ª edição da Viagem pelo Clima, promovida pela Get2C, juntamente com outros cinco municípios. O evento de lançamento decorreu no Mosteiro de Santa Maria do Mar, em Carcavelos, no dia 11 de julho de 2025. Esta iniciativa teve como objetivo informar e inspirar a população rumo à neutralidade carbónica e a estilos de vida mais sustentáveis.
Entre os dias 12 e 17 de julho de 2025, as equipas ÁGUA, AR e TERRA percorreram o Concelho de Vila Franca de Xira de forma sustentável, cumprindo um orçamento em “Climas” — moeda fictícia utilizada durante a competição que quantifica a sustentabilidade das escolhas feitas e o respetivo impacto. Aspetos como as emissões de CO₂, alimentação, transportes, consumo de água e impacto social gerado na comunidade foram critérios essenciais para a avaliação e eleição da equipa vencedora.
Durante a permanência no Concelho, as equipas participaram em várias tarefas e desafios:
- A equipa ÁGUA, responsável pelas Climate Stories, teve oportunidade de conhecer histórias inspiradoras de pessoas e entidades locais que se destacam pelo seu compromisso com boas práticas ambientais;
- A equipa AR, através da Rota da Sustentabilidade Municipal, visitou negócios locais reconhecidos pela implementação de medidas sustentáveis;
- A equipa TERRA, com o desafio ‘Navegar e Caminhar pelo Clima’, explorou a Reserva Natural do Estuário do Tejo a bordo do Barco Varino Liberdade, onde observaram zonas entremarés, sapais e mouchões. Conheceram os diversos habitats que sustentam uma grande variedade de espécies e refletiram sobre a vulnerabilidade deste ecossistema, situado nas proximidades da maior área metropolitana do país, face às mudanças climáticas.
Este desafio foi complementado por um passeio de observação de fauna e flora pelos trilhos pedonais do Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo, concluído com um momento didático no Centro de Interpretação do Ambiente e da Paisagem, na Praia dos Pescadores, Póvoa de Santa Iria.
Para além do impacto ambiental, a Viagem pelo Clima também abordou a dimensão social, envolvendo a comunidade local nas tarefas e desafios das equipas, enquanto promoveu ferramentas gratuitas de cálculo da pegada de carbono, aplicáveis tanto ao comércio local como aos cidadãos.
Após o encerramento da Viagem pelo Clima, o projeto continuará com uma extensão às escolas do Concelho de Vila Franca de Xira e dos restantes Municípios participantes, através da iniciativa Mini COP. Esta decorrerá entre outubro e dezembro e será dirigida a turmas do 7.º ao 12.º ano de escolaridade, desafiando os alunos a apresentar ideias ou projetos inovadores que contribuam para um Portugal mais sustentável.







































