NextLap já conta com empresas nacionais e internacionais

NextLap já conta com empresas nacionais e internacionais

Categoria Advisor, Empresas

As empresas Decathlon Portugal, Extruplás, Procalçado, Opway, Mobinov e Pragosa juntaram-se ao NextLap, anuncia a Valorpneu em comunicado. Trata-se de um programa de inovação colaborativa criado pela entidade gestora portuguesa Valorpneu e a recicladora multinacional de origem dinamarquesa Genan, com o apoio técnico e de gestão da consultora Beta-i, para trabalharem em conjunto com startups de todo o mundo no desenvolvimento de projetos piloto para dar um novo uso aos materiais derivados de pneus em fim de vida.

Com o objetivo de criar soluções para os desafios do seu negócio, a Decathlon Portugal pretende usar a sua participação no programa para “encontrar formas de substituir determinados materiais usados nos seus produtos por borracha reciclada ou outro derivado”, que sirva o mesmo propósito de “utilidade e que cumpra com a regulamentação”, nomeadamente no que diz respeito ao “grau de toxicologia”, lê-se no comunicado.

Segundo a empresa de artigos desportivos, “a Decathlon está empenhada em desenvolver ações no processo de produção que respeitem o meio ambiente e preservem o planeta: o nosso terreno de jogo. Uma das soluções desenvolvidas para esse efeito, é o ecodesign dos nossos produtos. Com a participação no projeto NextLap, temos a expectativa de trabalhar com o ecossistema tecnológico, de forma a encontrar novos conceitos e criar sinergias que promovam a co-criação, para contribuir, de forma sustentável, para a transformação da nossa produção”.

De acordo com a Valorpneu, as restantes empresas parceiras também procuram soluções que venham tornar os seus processos mais eficientes ou inovar a sua oferta no mercado. A Opway, empresa de engenharia e construção, bem como a Pragosa, que atua nas áreas de construção, pedra natural e ambiente, pretendem trabalhar em soluções para o setor da construção que possam ser aprovadas no seu caderno de encargos; a Extruplás quer trabalhar em soluções para integrar nos seus produtos produzidos através da reciclagem e recuperação de produtos plásticos; a Procalçado, uma das empresas líderes na indústria do calçado, procura ideias inovadoras para o setor; e o Mobinov, cluster Automóvel de Portugal, procura soluções para o setor automóvel onde o céu é o limite.

Através de uma metodologia desenhada pela consultora de inovação colaborativa Betai, o programa NextLap irá unir estas empresas com empreendedores de todo o mundo, que tenham interesse em aumentar a sua rede global e desenvolver projetos em conjunto com líderes de mercado, que venham melhorar a sustentabilidade do setor de pneus e derivados, aumentando a circularidade das matérias-primas em larga escala.

O programa NextLap, que está a funcionar em regime totalmente remoto, tem candidaturas abertas através do website para pessoas individuais, centros de investigação de universidades, empresas e startups portuguesas e internacionais que contem com soluções já prontas para implementação, ou modelos inovadores que possam ser desenvolvidos para aplicação em processos existentes, ou ainda novas formas de reaproveitamento dos materiais derivados do pneu. O link das FAQ no website esclarece todas as dúvidas dos interessados.

Ao longo de nove meses e após o processo de seleção, as propostas com as melhores tecnologias, processos e modelos de negócio participarão num bootcamp de três dias para começar a trabalhar com a Valorpneu, Genan, Decathlon, Opway, Extruplás, Procalçado, Mobinov e Pragosa no desenvolvimento de projetos-piloto para tratar, reutilizar e trazer aplicações inovadoras aos desafios dos seus negócios. No final de abril de 2021, os projetos serão apresentados ao ecossistema e implementados no contexto real como soluções economicamente viáveis