No dia 22 de março a APDA desafia Portugal a fechar a torneira durante uma hora

No dia 22 de março a APDA desafia Portugal a fechar a torneira durante uma hora

O Dia Mundial da Água celebra-se no próximo dia 22 de março e, para assinalar a data, a APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas) e a respetiva Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental lançam o desafio à escala nacional de, às 22h00, fechar a torneira durante uma hora.

Denominada por “H2Off”, a iniciativa surge alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas), nomeadamente os referentes à “garantia de água potável e saneamento para todos” (Objetivo 6), “proteção do ambiente e procura da sustentabilidade nas cidades” (Objetivo 11) e ao “combate às alterações climáticas” (Objetivo 13).

Em comunicado, a APDA lembra que o stress hídrico e a escassez de água estão na agenda política e social, constituindo uma ameaça para a humanidade, que se agravará à medida que o impacto das alterações climáticas e a ocorrência de eventos extremos se forem acentuando, juntamente com o crescimento da urbanização e o aumento populacional.

A APDA acredita que este é o momento para promover um movimento alargado de informação e reflexão sobre o “valor da água”, através de uma ação mediática de sensibilização a nível nacional, impulsionando a mudança de comportamentos e apelando a uma consciência clara e atuante sobre o uso correto e eficiente da Água. O apelo é simples e dirigido a todos: feche a torneira às 22h00 de dia 22 de março por 60 minutos!