Nos dias 3 e 4 de agosto, conheça “à lupa” os felinos no Jardim Zoológico

Nos dias 3 e 4 de agosto, conheça “à lupa” os felinos no Jardim Zoológico

Categoria Advisor, Agenda

Nos dias 3 e 4 de agosto, o Jardim Zoológico de Lisboa promove atividades para celebrar os felinos e sensibilizar para as ameaças que enfrentam no habitat natural.

Ao longo dos dois dias, os visitantes vão poder participar em momentos de enriquecimento ambiental durante os quais será possível observar as técnicas de caça de linces, jaguares e panteras-nebulosas, alguns dos animais mais difíceis de observar na densa vegetação das suas instalações. Cada enriquecimento ambiental será acompanhado por um biólogo do Jardim Zoológico que irá partilhar informação sobre as espécies em ação e estará, ainda, disponível para responder às dúvidas dos visitantes.

No fim-de-semana dedicado aos felinos o destaque é dado à Pantera-nebulosa (Neofelis nebulosa) uma vez que no dia 4 de agosto se comemora o Dia Internacional desta espécie. Este felino de porte médio, patas baixas e cauda muito comprida adaptada ao seu estilo de vida semi-arbóreo, está classificado como “vulnerável” pelo IUCN (Instituto para a Conservação da Natureza), devido à desflorestação do seu habitat, à caça para a medicina tradicional e para o comércio de animais de estimação, uma prática que se tem tornado muito popular, especialmente no médio oriente.

Para o coordenador do EEP e Studbook da espécie, Mark Hawks, o Programa de Reprodução da Pantera-nebulosa “atua como uma rede de segurança ou como um sistema de Arcas” (de Noé), especialmente neste momento em que a população apresenta um decréscimo acentuado em habitat natural. Segundo Hawks, o “programa de reprodução está a evoluir positivamente”, no entanto, “devido às crescentes ameaças que a espécie enfrenta no habitat natural não é, ainda, possível iniciar a reintrodução de animais”. Nesta fase é importante “manter uma população saudável e estável sob cuidado humano” e prosseguir com o programa no habitat natural (in situ) que visa trazer as condições necessária ao habitat de forma a possibilitar futuras reintroduções.

No Jardim Zoológico os felinos estabelecem recordes mundiais. Aqui vai poder conhecer o Tigre-da-sibéria (Panthera tigris altaica), o maior felino do mundo; a Chita (Acinonyx jubatus), o mais rápido felino do mundo; a Pantera-nebulosa, o felino com os dentes maiores, em proporção às dimensões do corpo; e o Lince-ibérico (Lynx pardinus), um dos felinos mais ameaçados do mundo. São cerca de 10 espécies para conhecer, cada uma com características e curiosidades particulares.

Visite o Jardim Zoológico e não perca a oportunidade de conhecer estes curiosos animais pois “no final só vamos conservar aquilo que amamos, só vamos amar aquilo que conhecermos e só vamos conhecer aquilo que nos foi ensinado”, disse Baba Dioum, engenheiro florestal senegalês.