Novo Verde promove debate sobre Concorrência na Gestão de Resíduos em Portugal

Novo Verde promove debate sobre Concorrência na Gestão de Resíduos em Portugal

Categoria Advisor, Agenda

A sociedade gestora de resíduos, Novo Verde vai promover um debate sobre: “Gestão de Resíduos em Portugal”, no dia 9 de abril, na sede da Abreu Advogados. Num momento em que se comemoram 25 anos da Diretiva Embalagens, será Ricardo Neto, presidente da Novo Verde, a moderar o debate. Neste evento serão ainda apresentadas as conclusões de um estudo que faz um balanço desta Diretiva, elaborado pela Abreu Advogados.

A discussão está inserida no “warm up” do 13.º Fórum Nacional de Resíduos. Antes do debate, Klaus Hieronymi, consultor para estratégia de Economia Circular e anterior responsável do programa de Estratégia de Retoma da HP, vai apresentar um case study alemão que exemplifica o sucesso da concorrência neste setor. Este evento será encerrado pelo Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

Para Ricardo Neto, presidente da Novo Verde, este “é um debate imperativo no nosso setor. É necessário desmitificar a concorrência entre Entidades Gestoras e garantir que os financiadores do sistema – os Produtores – e consequentemente os consumidores pagam o justo valor pela reciclagem dos resíduos, assegurando que estes são enviados para destino adequado. Aqui teremos um exemplo de sucesso demonstrado e acreditamos que é importante perceber quais as estratégias que podemos replicar no nosso país para que sejamos também nós um exemplo a seguir”.

O presidente da Novo Verde irá ainda debater, no segundo dia do 13.º Fórum Nacional de Resíduos, o novo sistema de depósito de embalagens de tara perdida, que passa a ser obrigatório a partir de 2022. No fórum vão ser ainda discutidos a gestão de resíduos urbanos e não urbanos, a temática do plástico descartável, a segurança dos plásticos reciclados, entre outros temas estruturantes do setor de gestão de resíduos.