Odiana aderiu à Natural.pt

Odiana aderiu à Natural.pt

A Odiana já aderiu com três produtos do Baixo Guadiana à Natural.PT. Sendo que a atuação da Odiana envolve diretamente a valorização e promoção de alguns dos recursos endógenos do Baixo Guadiana, esta associação juntou-se a esta iniciativa que se associa a princípios de sustentabilidade, valorização da natureza e apoio ao desenvolvimento de base local e regional.

A Odiana aderiu à marca na tipologia território e viu as suas três candidaturas aprovadas, nomeadamente a Rede de Percursos Pedestres da Odiana, com 135 km distribuídos pelos três concelhos do território, a Grande Rota do Guadiana (GR15), com aproximadamente 65 kms  e,  ainda, o Roteiro de Ornitologia com 50 pontos de observação de aves e abrangendo áreas do Parque Natural da Ria Formosa, Mata Nacional das Dunas Litorais, Mata Nacional Terras da Ordem e do Parque Natural do Vale do Guadiana.

A marca “Natural.PT – Património Vivo” foi lançada em 2014 e trata-se de uma estratégia gerida e operacionalizada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e ligada à Rede Nacional de Áreas Protegidas do Sistema Nacional das Áreas Classificadas. Entre as vantagens constam a promoção e valorização de produtos e serviços, aumento da visibilidade e do número de visitantes e turistas, estabelecimento de novas parcerias e integração de redes de desenvolvimento (associações de desenvolvimento local).