Operação Montanha Verde: 1.250 voluntários “abraçaram” 21.000 árvores

Operação Montanha Verde: 1.250 voluntários “abraçaram” 21.000 árvores

A 3.ª edição da Operação Montanha Verde (OMV) cumpriu os seus objetivos e não poderia ter sido um maior sucesso. Cerca de 1.250 voluntários, distribuídos por cinco terrenos em quatro concelhos, deram o seu apoio, carinho e (literal) força à iniciativa Together We Protect, ajudando a deixar o Algarve mais verde, com 21.000 novas árvores em Silves, Loulé, Portimão e Monchique.

Com o presidente da República, a OMV cumpriu (entre 1,5 e 3,5 horas, em função dos terrenos e das mãos amigas aí presentes), os seus objectivos para 2018, tendo duplicado o esforço de 2017 [2 concelhos, 10.600 árvores]. Todas as plantações (5.000 a 5.500 árvores por concelho) foram concretizadas de acordo com os respectivos planos técnicos, em clima de festa, com centenas de jovens, com imenso carinho… e em tempo recorde!

Estão, portanto, de parabéns os parceiros oficiais do Zoomarine: os Municípios de Monchique, Portimão, Loulé e Silves, a Região de Turismo do Algarve e a Marinha Portuguesa. Merecem um sentido agradecimento a ALGAR (que ofereceu o comporto Nutriverde), a ASPAFLOBAL, a Universidade do Algarve, o Autódromo Internacional do Algarve, e os colaboradores de todas estas entidades, incluindo as magníficas equipas de Sapadores, de Bombeiros e da Protecção Civil. E, naturalmente, merecem uma muito especial palavra de apreço e reconhecimento os 1250+ voluntários, de várias idades, cuja ajuda foi imprescindível e uma fonte de inspiração e de motivação para futuras acções.

No meio da azáfama, também houve tempo para uma singela e emotiva cerimónia para reforçar o apoio às populações afectadas. Pedro Lavia, fundador e presidente do Conselho de Administração do Zoomarine (Mundo Aquático) presenteou a Associação Espiral de Vontades com um cheque de 1.000 euros, que visa ajudar as populações desfavorecidas na reconstrução dos abrigos para animais que ficaram destruídos pelos incêndios.

Idealizada e promovida pelo Zoomarine, a Operação Montanha Verde, já plantou, em dois anos, 37.400 árvores no Algarve – um magnífico esforço colectivo de cidadania pelo Ambiente. O plano é voltar no Outono de 2019 (e, quiçá, voltando a duplicar o esforço: 8 concelhos e 42.000 árvores…). No entanto, e antes disso, as nossas energias serão necessárias para a Operação Praia Limpa 2019 – porque a 12 de Maio tentaremos colectivamente fazer pelo nosso Mar e nossas Praias o que hoje deliciosamente se fez pela nossa Floresta.