#Opinião: “Mobilizar consciências para o reforço da eficiência hídrica é fundamental”

#Opinião: “Mobilizar consciências para o reforço da eficiência hídrica é fundamental”

A Águas do Algarve tem a concessão da exploração e da gestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Algarve, abrangendo os 16 municípios algarvios. Trabalhar a temática da sustentabilidade ou do desenvolvimento sustentável, é uma realidade diária que nos acompanha em todas as atividades que desenvolvemos, 24 horas por dia. É certo que os problemas ambientais estão a provocar graves danos à natureza, muitos destes irreversíveis, e os quais são resultantes principalmente da ação humana, que vem contribuindo para a degradação do ambiente. Sendo esta uma preocupação que nos assiste, também pela atividade que desenvolvemos e consequente maior sensibilidade para esta temática, acredito que a Educação Ambiental seja uma poderosa ferramenta na criação de uma consciência crítica da sociedade, acerca das questões ambientais, visando a sua contribuição para a mitigação dos danos causados pela mão humana, nomeadamente a degradação ambiental e um correta utilização dos Recursos Hídricos. Neste sentido, destaco as campanhas de sensibilização para o uso eficiente da água que a empresa promove ao longo de todo o ano. É o caso da campanha que estamos a iniciar neste preciso momento na região sob o mote “Desperdiçar hoje, é faltar amanhã”.

O Consumidor tem de aprender a ser mais inteligente nas escolhas que faz, em prol da sobrevivência humana e da sustentabilidade dos recursos naturais. É urgente que as pessoas tenham consciência da necessidade de reverem os seus hábitos e conceções adquiridas, procurando alternativas sustentáveis, sendo elas um agente transformador de uma realidade que se pretende alterar.

Não tenho qualquer dúvida, que as diferentes ações que tem sido desenvolvido ao longo dos anos no Algarve, têm contribuído para este objetivo comum  e tão necessário que assenta na promoção de valores, na mudança de atitudes e de comportamentos de forma a preparar os jovens e adultos, para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais, e que são cruciais para a preservação e manutenção dos recursos hídricos, numa regiao que como sabemos, é muito vulnerável à escassez de água para consumo humano, e consequentemente de uma importância inquestionável.

A escassez de água tem uma grande influência nas nossas vidas, no nosso dia-a-dia, na nossa economia, no nosso bem-estar,…. Em tudo! Todos os anos desperdiçamos milhões de metros cúbicos do líquido mais precioso do planeta, aquele que nos dá a vida. Mobilizar consciências para o reforço da eficiência hídrica é fundamental. E cada um de nós, através do exemplo, pode e deve influenciar quem está à nossa volta, na escola, no emprego, na rua, num restaurante, nas nossas casas…em todo o lado!

Será assim tão difícil entender isto?

*Este artigo foi publicado na edição 89 da Ambiente Magazine.

Por: Teresa Fernandes, responsável de comunicação e Educação Ambiental da Águas do Algarve