Parity conclui em nove dias primeira campanha portuguesa de crowdfunding para projeto solar

Parity conclui em nove dias primeira campanha portuguesa de crowdfunding para projeto solar

Categoria Ambiente, Energia

Entre 21 e 30 de março, foram 29 os investidores que apoiaram com um total de 50 mil euros o projeto “New Vision”, que visa a produção de energia solar. Esta foi a primeira campanha portuguesa de crowdfunding na área da energia solar e foi disponibilizada na Parity, a primeira plataforma de investimentos sustentáveis em Portugal.

O investimento realizado vai permitir a instalação de uma central fotovoltaica com 59 kW de potência na sede da New Vision, a empresa à qual o promotor do projeto arrendou o telhado para acomodação desta central. Anualmente, os 221 painéis fotovoltaicos produzirão em média cerca de 93 MWh (o equivalente ao consumo de 30 famílias portuguesas) e evitarão a emissão de aproximadamente 46 toneladas de CO2, o que equivale a cerca de 900 viagens de carro entre Porto e Lisboa.

O projeto representa um investimento total de 67 mil euros, sendo que 75% desse montante foi angariado na Parity e os restantes 25% serão investidos pela empresa promotora, a portuguesa Our Power.

Citado em comunicado, Nuno Brito Jorge, fundador da Parity, afirma: “Criámos a Parity para que qualquer cidadão possa investir num futuro mais sustentável e por isso é uma enorme satisfação ver esse propósito tornado realidade. Esta é mais uma prova de que as revoluções energética e de modelos de financiamento estão realmente a acontecer, pelo que estou certo de que este é apenas o primeiro de muitos projetos deste género a ser financiados na nossa plataforma”.

Por sua vez, Carlos Gonçalves, chairman da New Vision, frisa que “esta é uma excelente forma de qualquer empresa rentabilizar o seu telhado, tal como nós o fizemos, ao mesmo tempo que cumpre com a responsabilidade social de deixar um legado mais limpo às gerações futuras”.