Parques de Sintra e Movimento Bloom lançam Escola da Floresta Bloom

Parques de Sintra e Movimento Bloom lançam Escola da Floresta Bloom

A Parques de Sintra e a Movimento Bloom juntaram-se para lançar a Escola da Floresta Bloom, um programa de aprendizagem inovador que pretende religar as crianças à natureza, através de experiências ao ar livre divertidas e regulares. Com uma abordagem holística assente nas brincadeiras, na descoberta e na partilha, todas as iniciativas são desenhadas em função das necessidades e interesses de cada participante.

A Escola da Floresta Bloom vai disponibilizar atividades para escolas e famílias, e campos de férias na Páscoa e no verão, na Tapada de Monserrate, que visam estimular a aquisição de competências individuais, coletivas e técnicas nas crianças, tais como a autoestima, a criatividade e a autonomia, dotando-as de uma atitude positiva e confiante para que cresçam mais conscientes, felizes e capacitadas para as exigências do futuro.

Fomenta-se igualmente o interesse, entusiasmo e conhecimento pela biodiversidade, pela conservação da natureza, pela sustentabilidade ambiental e pelas atividades de exterior.

Num ambiente desafiador, os mais novos são estimulados a melhorar a força física e resistência, a capacidade motora, e a coordenação e a destreza, através do uso de ferramentas simples e recursos naturais para fazer artefactos.

O programa pauta-se pela realização de atividades Sharing Nature, metodologia de aprendizagem inspirada no método de Flow Learning, que valoriza a aplicação da componente lúdica aos jogos, atividades e oficinas a realizar, permitindo, por meio das brincadeiras, que as crianças aprofundem as suas relações consigo próprias, com as outras pessoas e com o mundo natural.

São exemplos de atividades da Escola da Floresta Bloom a construção de esculturas e imagens usando materiais da natureza; a construção e utilização de ferramentas manuais simples; a construção de abrigos; a execução de nós; a marcação e reconhecimento de trilhos; e jogos e histórias sobre o mundo natural e de promoção da consciência ambiental.

As sessões realizam-se ao ar livre durante todo o ano (exceto em agosto e na 2ª quinzena de dezembro), faça chuva ou faça sol. Em função da estação do ano, será fornecida aos participantes uma lista com a indumentária adequada à prática das atividades.

A Escola da Floresta Bloom é, em simultâneo, uma Academia do Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian. As Academias do Conhecimento são um conjunto de projetos que contam com o apoio técnico, financeiro e a mentoria desta Fundação, com o objetivo de promover competências para que as crianças e jovens de hoje sejam capazes de enfrentar um futuro em rápida mudança.