Peniche desenvolve o primeiro grande contrato ESE em Portugal

Peniche desenvolve o primeiro grande contrato ESE em Portugal

Categoria Ambiente, Energia

A partir das 18:00 horas do próximo dia 8 de agosto, no Auditório Municipal de Peniche e no decorrer da Sessão Solene das comemorações do Dia do Município, será efetuada a apresentação pública do Contrato de gestão de eficiência energética –ESE, orientado para a substituição de luminárias da Iluminação Pública por luminárias LED, em todo o concelho de Peniche.
Este tipo de contrato é já muito habitual na Europa, e o Município de Peniche vai concretizar aquele que se afirma como o primeiro grande contrato ESE celebrado em Portugal, indo ao encontro dos compromissos do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia, do qual é signatário.
Trata-se de um processo em que a empresa privada envolvida –Consórcio I-SETE/Weltsmart – efetua o investimento em luminárias LED por todo o concelho de Peniche, garantindo uma poupança ao longo do período de vigência do contrato (12 anos), findo o qual a totalidade dessa poupança reverterá para o Município.
No caso concreto do Município de Peniche, a ESE vai substituir o parque de 4.358 luminárias, localizadas em todo o concelho permitindo ao município de Peniche entrar no universo smart city, substituição essa que corresponde a cerca de 50% do total de luminárias existentes, por novas luminárias de tecnologia LED (611 com telegestão), responsabilizando-se também por toda a manutenção e conservação desses equipamentos.
Com a concretização deste investimento, que deverá ser concluído ainda em 2016, Peniche vai reduzir muito significativamente o consumo de energia elétrica na iluminação pública mantendo e melhorando o atual nível de iluminação, sem gastar um cêntimo do erário público na concretização deste volumoso investimento.
A eficiência energética associada a este projeto vai também permitir a redução progressiva das emissões de gases com efeito de estufa, designadamente de dióxido de carbono (CO2) que se estima em 83 Toneladas de Co₂ / ano.