Perdas e Sustentabilidade dos Serviços de Água em debate

Perdas e Sustentabilidade dos Serviços de Água em debate

Categoria Advisor, Agenda

A Sustentabilidade dos Serviços de Água e as Boas Práticas no Controlo de Perdas vão ser os temas do encontro técnico que a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas realiza na Casa das Artes – Centro Cultural de Amarante, no dia 22 março.

De acordo com a Associação, o evento pretende “discutir as medidas mais eficazes e céleres na redução de perdas reais e no aumento da água faturada nos sistemas de distribuição em baixa, incluindo os de média e pequena dimensão, privilegiando a divulgação de experiências bem-sucedidas e de resultados alcançados”.

Apesar da evolução notável que Portugal tem registado na qualidade do serviço de abastecimento de água, a sustentabilidade económico-financeira e ambiental das respetivas entidades gestoras, principalmente das tituladas pelos municípios de menores dimensões, continua a ter de ser assegurada.

A comparação do desempenho dos diferentes serviços e a identificação das entidades gestoras mais frágeis, no que à redução das perdas de água diz respeito, tem sido possível através dos Relatórios Anuais dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal, divulgados pela ERSAR.

Os organismos públicos com responsabilidade no setor também estão focados no problema, tendo em curso, no âmbito do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, um projeto de apoio para investimentos nos sistemas em baixa com um montante total de financiamento de 40 milhões de euros.

A água é um bem essencial à vida e a responsabilidade pela sustentabilidade da mesma está em todos nós.