Pernod Ricard lança Roteiro de Sustentabilidade e Responsabilidade 2030

Pernod Ricard lança Roteiro de Sustentabilidade e Responsabilidade 2030

Categoria Advisor, Empresas

A Pernod Ricard partilhou em comunicado com a imprensa o “Roteiro de Sustentabilidade e Responsabilidade 2030” que constitui parte integrante do plano estratégico: “Transform & Accelerate”. Este roteiro estabelece oito metas concretas e ambiciosas para 2030 que apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

A divulgação do Roteiro acontecia hoje, na destilaria da Martell Cognac, em França. Segundo o comunicado, o Grupo está a “adotar medidas ousadas” tanto na abordagem às temáticas ambientais, no sentido de “preservar os terroirs onde nascem os seus produtos”, como no campo da responsabilidade social, de modo a “acelerar o combate ao consumo abusivo de bebidas alcoólicas”.

Em setembro de 2018, durante a Cimeira de Líderes do Pacto Global da ONU, que decorreu na sede da organização, em Nova Iorque, a Pernod Ricard foi a única empresa de vinhos e bebidas destiladas a ser reconhecida como empresa Global Compact LEAD, demonstrando o seu compromisso contínuo com os “Dez Princípios do Global Compact” e com os “17 ODS das Nações Unidas”.

Desde que foi fundada, a Pernod Ricard tem a sustentabilidade no centro da sua atuação. O fundador do Grupo, Paul Ricard, iniciou o Instituto Oceanográfico Paul Ricard há mais de 50 anos, liderando, ainda hoje, a luta pela preservação dos oceanos. O Grupo e as suas marcas têm empreendido numerosas ações de sustentabilidade e responsabilidade social (como, por exemplo, o Chivas Venture e a parceria Absolut Elyx com a Water for People) e, desde 2010, têm sido impulsionadores de fortes avanços nas suas metas ambientais para 2020. Nos últimos oito anos, 93% das instalações de produção alcançaram a certificação ISO 14001 e 95% dos seus vinhedos estão certificadas de acordo com normativas ambientais. Além disso, o Grupo reduziu o consumo de água por litro de álcool em 20%, as emissões de carbono em 30% por unidade de produção e os resíduos em 10.253 toneladas para um total de 748 toneladas em aterro.

Com base nestas conquistas, os oito novos compromissos de Sustentabilidade e Responsabilidade abrangem quatro áreas principais: “proteger os terroirs, valorizar as pessoas, produção circular e acolhimento responsável”. Procuram abordar questões concretas para o Grupo e para o mundo, como as alterações climáticas, os direitos humanos e a gestão de resíduos. Cada pilar inclui objetivos para 2030 e medidas para garantir que os progressos são monitorizados.

Proteger os Terroirs

Todos os produtos da Pernod Ricard ganham o seu caráter dos terrenos onde são cultivados. Esta área de compromisso centra-se na preservação de cada terroir e da sua biodiversidade, respondendo aos desafios das alterações climáticas de modo a garantir ingredientes de qualidade no presente e para as gerações futuras.

  • Biodiversidade – até 2030, 100% das afiliadas do Grupo em todo o mundo terão um projeto estratégico de biodiversidade.
  • Agricultura regenerativa – até 2025, o Grupo desenvolverá projetos piloto de agricultura regenerativa nos seus próprios vinhedos em oito regiões vinícolas – Argentina, Califórnia, Cognac, Champagne, Espanha, Austrália, Nova Zelândia e China – mimetizando os processos naturais para melhorar a qualidade dos solos, das bacias hidrográficas e dos ecossistemas. Até 2030, a Pernod Ricard estabelecerá parcerias com mais de 5.000 agricultores para uma maior partilha deste conhecimento.

Valorizar as Pessoas

“Convivialité” é partilha, cordialidade, cuidado e respeito pelas pessoas em todos os lugares. Este compromisso está relacionado com aumentar a diversidade e a justiça para todos e com capacitar as pessoas ao longo da nossa cadeia de fornecimento.

  • Igualdade e liderança futura – até 2022, o Grupo terá remuneração equitativa em toda a empresa e, até 2030, o Top Management terá equilíbrio de géneros. Além disso, até 2030, 100% dos colaboradores terão recebido formação, pelo menos a cada três anos, para desenvolvimento de novas competências viradas para o futuro.
  • Partilha de conhecimento e aprendizagem –  até 2030, o Grupo dará formação a 10.000 bartenders sobre os bares no futuro, de modo a que façam um acolhimento mais sustentável dos consumidores, evitando o desperdício e o uso de plástico.

Produção circular

O mundo é feito de recursos finitos que estão sob enorme pressão. A Pernod Ricard está empenhada em minimizar o desperdício em cada etapa, idealizando, produzindo e distribuindo os seus produtos de forma a otimizar e contribuir para a preservação dos recursos naturais.

  • Embalagem e desperdício – até 2025, a Pernod Ricard irá banir todos os itens promocionais de plástico descartável e 100% das suas embalagens serão recicláveis, compostáveis, reutilizáveis ou de origem biológica. Além disso, até 2030, o Grupo irá testar cinco novas formas de distribuição circular de vinhos e bebidas destiladas e ajudará a aumentar as taxas de reciclagem nos 10 maiores mercados com baixos níveis de reciclagem.
  • Balanço hídrico e pegada de carbono – até 2030, a Pernod Ricard pretende alcançar o equilíbrio hídrico em todas as bacias de alto risco (como a Índia e a Austrália), repondo 100% da água consumida nos locais de produção. Em relação às emissões de carbono, a Pernod Ricard compromete-se a reduzir a intensidade geral da sua pegada de carbono em 50% até 2030, de acordo com a iniciativa Metas Baseadas na Ciência (SBTs).

Acolhimento Responsável

O vinho e as bebidas destilados aproximam as pessoas e desempenham um papel valioso na sociedade. A Pernod Ricard está empenhada em combater o abuso de álcool na sociedade, promovendo medidas contra o consumo prejudicial e envolvendo todas as partes interessadas de modo a alcançar uma mudança efetiva.

  • Consumo abusivo de álcool – até 2030, cada afiliada da Pernod Ricard em todo o mundo terá, pelo menos, um programa para combater o abuso de álcool, dimensionado e avaliado.
  • Responsible Party – até 2030, a Pernod Ricard irá expandir mundialmente este programa de modo a alcançar pelo menos um milhão de jovens adultos. O Responsible Party foi criado há 10 anos em parceria com a Erasmus Student Network para elevar a consciencialização dos estudantes sobre o consumo responsável e, desde então, chegou a 400.000 estudantesna Europa.

Além destes oito compromissos principais, como parte do roteiro para 2030, a Pernod Ricard também desenvolveu planos para incorporar uma abordagem aos direitos humanos em toda a sua cadeia de valor, para abordar a questão do desperdício de água e para impulsionar a utilização de energias totalmente renováveis.

Alexandre Ricard, presidente e CEE da Pernod Ricard, referiu que “somos 19 mil ‘créateurs de convivialité’ – anfitriões apaixonados, mas também hóspedes respeitosos no nosso planeta. Partilhar os nossos valores, respeitar os terroirs e promover um consumo responsável são condições para um crescimento sustentável. Ontem, hoje e amanhã continuaremos a criar numa perspetiva de longo prazo.”

Vanessa Wright, vice-presidente para a Sustentabilidade e Responsabilidade da Pernod Ricard, salientou que “sabemos que os nossos clientes esperam que as nossas marcas sejam responsáveis e que respeitem o ambiente – valores que estão no centro da nossa atividade desde o seu início. Estes compromissos para 2030 fornecem-nos uma estrutura focalizada que abrange toda a nossa atividade, para nos ajudar a solucionar alguns dos maiores problemas de sustentabilidade, de modo a que os consumidores possam desfrutar dos nossos produtos de uma forma agradável e sustentável”.