Phenix leva aplicação anti-desperdício à cidade de Coimbra

Phenix leva aplicação anti-desperdício à cidade de Coimbra

Coimbra é a mais recente cidade onde a Phenix marca presença. A partir desta quinta-feira, 5 de maio, já é possível a adquirir refeições e cabazes de alimentos, com descontos na ordem dos 60% a 70%, em mais de 20 estabelecimentos comerciais da cidade.

O restaurante Greenside, a Flor do Vale, a Bokateria, a Legumes e Outros Vícios, a mercearia Kiesse, a pastelaria Donut Lovers, a peixaria Sabores do Mar, a Pet & Tea e a Cervejaria Reduto são alguns dos espaços que se juntam à missão de combate ao desperdício da Phenix, disponibilizando aos utilizadores da app os seus excedentes, que acabariam por ser descartados.

“Tendo sempre em vista o objetivo de dar mais e melhores ferramentas aos portugueses para se juntarem a nós no combate ao desperdício, é com muito orgulho que anunciamos a chegada da aplicação Phenix à Cidade dos Estudantes. Convidamos a população de Coimbra a experimentar, usufruindo de cabazes de produtos variados e de qualidade, a preços reduzidos, ao mesmo tempo que contribui para a mitigação do enorme flagelo que é o desperdício alimentar”, declara Frederico Venâncio, diretor-geral da Phenix Portugal, citado num comunicado.

Já em março deste ano, a Phenix expandiu a sua presença a Viseu, depois de em 2021 ter chegado a Braga e Aveiro. Além destas cidades, a app anti-desperdício está também disponível nas áreas da Grande Lisboa e Grande Porto. “Depois de Viseu, rumamos agora Coimbra, em mais um importante passo na expansão da Phenix no mercado português. Para o amanhã, esperamos um país onde o desperdício é combatido por todos, em todas as cidades”, refere o responsável.

A Phenix já estava presente em Coimbra desde 2020, com o seu programa de conversão de excedentes, de grandes superfícies comerciais e cadeias de distribuição, em doações a IPSSs, escoando produtos dessas superfícies como forma de beneficiar muitas famílias carenciadas e de promover a economia circular. Só através deste programa, em parceria com 9 superfícies comerciais na cidade de Coimbra, já foi evitado o desperdício de 760 mil refeições, o que corresponde a 850 toneladas de CO2, de cujas emissões foram evitadas, e ainda a 380 toneladas de alimentos.