Planetiers World Gathering quer criar oportunidades para que novas e inovadoras soluções sustentáveis entrem no mercado  

Planetiers World Gathering quer criar oportunidades para que novas e inovadoras soluções sustentáveis entrem no mercado  

O Planetiers World Gathering, o maior evento de inovação sustentável do mundo, já chegou Lisboa. Durante dois dias (22 de 23 de outubro), o Altice Arena será o palco da conferência que é organizada em modelo híbrido, juntando 10 mil participantes de mais de 50 países. O debate centra-se sobre, exclusivamente, sobre sustentabilidade a nível mundial.

“Um momento muito importante”: é assim que Sérgio Ribeiro, fundador e CEO da Planetiers, destaca aquele que tem sido o trabalho para que hoje o Planetiers World Gathering se realize: “É difícil explicar todos os desafios de backstage. Este evento é o resultado de quase seis anos de trabalho”. O responsável, que falava em conferência de imprensa, recorda que o movimento “Planetiers” arrancou há três anos através de um “marketplace online”, onde o objetivo era dar a possibilidade às pessoas de “encontrar de forma fácil as soluções” para o dia-a-dia, considerando ser “algo difícil” para o consumidor “encontrar produtos ecológicos”. E se todos os dias há novos produtos a surgir no mercado, Sérgio Ribeiro destaca que um dos obstáculos prende-se, sobretudo, em dar soluções para os empreendedores conseguirem lançar produtos: “Todos os dias há novos produtos a surgir. E o marketplace segue o conceito one stop shop que funciona muito bem em Portugal”. 

O CEO considera que o marketplace está pronto a abrir a outros países. Mas, daquela que tem sido a experiência do responsável, uma das barreiras que parece não permitir aos empreendedores, aos produtos e aos fornecedores ir mais além, prende-se, essencialmente, com o financiamento e a “ligação” com os consumidores”, sendo algo em que esta organização já está a trabalhar. E uma das soluções para combater esta barreira, passa pela inovação, onde toda a cadeia pode beneficiar daquilo que a tecnologia hoje providencia: “E investidores, media, parceiros estratégicos, grandes empresas ou entidades públicas podem ajudar”, destaca.

Foi precisamente com a ideia de juntar toda a cadeia que o evento tinha sido idealizado: “Em março, tínhamos casa cheia no Altice Arena:  tínhamos mais de 100 startups e centenas de participantes”, afirma. No entanto, a pandemia da Covid-19 veio alterar aquilo que seria o plano inicial do evento, obrigando a novas soluções que dessem de, igual forma, a oportunidade de partilha de ideias e de novas soluções para a sustentabilidade E aquele que era o objetivo inicial, esse foi conseguido: “Estamos aqui para ajudar estes inovadores, estes change-makers, colocando-os junto com parceiros estratégicos”. E, além da possibilidade de assistir virtualmente às conferências, foi disponibilizada online um site, permitindo  a oportunidade de visitar os expositores e possibilitar sessões de networking: “Disponibilizamos a Altice Arena em 3D em que todos os que tiverem um bilhete virtual terão um avatar e poderão andar e ver todos os stands”. 

Os recursos estão a esgotar-se

À TVI, Sérgio Ribeiro disse também que um dos focos do Planetiers World Gathering, passava precisamente por “desmitificar o que é a sustentabilidade”. É certo que hoje, a temática está no dia-a-dia de cada cidadão mas, sobre aquilo que se pode fazer, ainda se sabe pouco: “É necessário perceber e dar a conhecer às pessoas que a sustentabilidade é encontrar forma de dar qualidade de vida a todos”. Masalerta: “é preciso ter consciência de que estamos a consumir muito mais recursos do que aquilo que a Terra nos dá”. Embora, haja “recursos a ser renovados todos os anos, o consumo é excessivo”, refere o responsável, chamando a atenção para o facto de muitos deles, já se estarem a “esgotar” devido ao “aquecimento global”, à “poluição atmosférica” e os “problema de saúde” a traduzirem-se. “É preciso simplificar as soluções”, declara.

Ainda em declarações à TVI, o CEO do Planetiers World Gathering destacou a importância da área social nesta matéria: “É uma componente fundamental na área da sustentabilidade que passa por incluir todos nesta qualidade de vida e há soluções simples e práticas”.

O Planetiers World Gathering é organizado em parceria com a Douro Generation e a Altice Arena.

Cristiana Macedo