Parque Eduardo VII vai ser reabilitado

Parque Eduardo VII vai ser reabilitado

Sabia que já existiu um lago no Parque Eduardo VII? Se não acredita, basta fazer uma pesquisa na internet que surgem, desde logo, fotografias desse tempo já tão distante. Foi Ângelo Mesquita, da Câmara Municipal de Lisboa (CML), que o evidenciou na apresentação que decorreu a 15 de dezembro no Paços do Concelho, onde anunciou: o Parque Eduardo VII vai ser reabilitado.

“A geração de caudais pluviais elevados agrava os efeitos das inundações, o que fez com que fossemos confrontados com a necessidade de reabilitação”, avançou o responsável da autarquia, evidenciando que este “é um parque muito procurado”.

Devido às chuvas intensas e à pouca capacidade de drenagem e escoamento, a degradação do Parque Eduardo VII é já evidente, segundo Ângelo Mesquita. “Somos confrontados com caminhos completamente deformados e pavimentos muito degradados”, além de uma “degradação acentuada nos sistemas do parque”, nomeadamente da rede de drenagem.

Para resolver o problema foi lançado um concurso, que decorre em duas fases: a primeira é o estudo técnico, com a duração de 45 dias, e a segunda é a execução. Segundo Ângelo Mesquita, “o procedimento está em fase de audiência de interessados”, sendo que a a adjudicação será feita “até ao final do ano”.

“Depois passamos à fase do projeto para realizarmos a empreitada de reabilitação, minimizando os impactos negativos”, salientou o responsável da CML.