Porto aumenta 26% a recolha de resíduos durante a quadra festiva face a 2020

Porto aumenta 26% a recolha de resíduos durante a quadra festiva face a 2020

Categoria Ambiente, Resíduos

O ano de 2021 fechou com boas notícias no campo da reciclagem para os portuenses, com os números da recolha, no período festivo entre os dias 21 de dezembro e 4 de janeiro, a registarem um aumento de 26,7% face aos dados de 2020, verificado nos três fluxos (papel, embalagens e vidro) e também no orgânico, segundo uma nota divulgada no portal da Porto Ambiente.

Estes resultados demonstram a resposta positiva dada ao desafio lançado pela Porto Ambiente ao lembrar que “no Natal, para além de dar, não se esqueça de reciclar”. No decorrer desta ação, a empresa municipal apelou também à colaboração de todos, através de um pequeno vídeo e da partilha de mensagens informativas nos seus camiões, com o intuito de sensibilizar para a correta deposição de resíduos.

À semelhança de anos anteriores, foi também ativado um plano de operações com reforço dos meios de recolha na cidade, de forma a mitigar os impactos do aumento de produção de resíduos nesta época, fruto da intensificação da atividade comercial.

O Município tem vindo a cumprir todas as metas a que se propôs e, em 2020, atingiu uma taxa de reciclagem de 37%, suplantando o objetivo estabelecido de 31%. Também no que diz respeito à produção de resíduos seletivos, esta ultrapassou os 65 kg/habitante.ano, sendo a meta de 61 kg/habitante.ano.

Estes números refletem o êxito das medidas implementadas pela Porto Ambiente, recentemente distinguida com o Prémio de Excelência do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), reconhecendo a empresa municipal como a melhor da sua área de atividade no ano de 2020.