Porto tem 20% dos clientes da tarifa social

Porto tem 20% dos clientes da tarifa social

Categoria Ambiente, Energia

Um quinto dos beneficiários da tarifa social de eletricidade reside no distrito do Porto, que conta com 125.696 agregados familiares com descontos na fatura da luz, a partir deste mês, refere o Jornal de Notícias.

Segundo os dados relativos à aplicação automática deste benefício, em vigor desde 1 de julho, depois do Porto, Lisboa é o segundo distrito em número de beneficiários, com 117.729, seguido por Braga (53.740), Setúbal (50.290) e Aveiro (40.739).

Os cinco distritos com mais beneficiários congregam 61% dos cerca de 630 mil agregados familiares com acesso à tarifa social de eletricidade, que mais do que quadruplicou com a introdução do acesso automático, através do cruzamento de dados entre os comercializadores, a Segurança Social e a Autoridade Tributária.

A nova medida aplica-se aos consumos de eletricidade e gás natural, com reflexo em todas as faturas, cujo ciclo de faturação terminem a partir de 1 de julho, prevendo-se a sua efetividade a partir da fatura de agosto.

O secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, explicou que a lógica de acesso à tarifa social foi invertida e os consumidores de eletricidade e gás natural que cumpram os critértios de elegibilidade vão passar a beneficiar de descontos na fatura.