Portugal participa na Semana Europeia da Mobilidade com 77 municípios

Portugal participa na Semana Europeia da Mobilidade com 77 municípios

Arranca esta quinta-feira, 16 de setembro, mais uma edição da SEM (Semana Europeia da Mobilidade) que, como habitualmente, encerra com o Dia Europeu Sem Carros, a 22 de setembro.

Nesta edição, tal com refere a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), numa nota de imprensa, comemoram-se os 20 anos desta campanha sob o tema “Mobilidade Sustentável: em Segurança e com Saúde” cujo slogan promocional é “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável.”

O tema deste ano visa prestar homenagem às dificuldades sentidas pela Europa e pelo mundo ao longo da pandemia da Covid-19. Por outro lado, enfatiza as oportunidades de mudança resultantes desta crise de saúde na Europa e as respostas criativas e resilientes à pandemia. Este ano, a SEM celebra a resiliência das cidades e as suas conquistas, tentando, ao mesmo tempo, manter esta dinâmica. As tendências que começaram no ano passado, como o aumento da mobilidade ativa e a utilização de mobilidade com emissões baixas ou nulas, requerem esta promoção adicional.

Com estreia em 2002 como SEM, esta campanha europeia visa o reforço do diálogo, das parcerias e do consenso entre entidades, no sentido de se conseguirem padrões de mobilidade mais sustentáveis, lê-se na mesma nota.

Através da participação dos municípios, esta iniciativa tem:

  • envidado esforços de promoção de políticas, iniciativas e melhores práticas relacionadas com a mobilidade urbana sustentável;
  • contribuído para o aumento da consciencialização dos cidadãos relativamente aos danos que a atual tendência da mobilidade urbana gera no ambiente e na qualidade de vida;
  • estabelecido parcerias eficazes com agentes socioeconómicos locais;
  • lançado novas políticas e medidas permanentes a médio e longo prazo;
  • sensibilizado as populações para as crescentes preocupações sobre alterações climáticas, qualidade do ar ou segurança rodoviária;
  • aproveitado a oportunidade para testar medidas relacionadas com o tráfego e auscultar os cidadãos.

Esta edição conta com a participação de 51 países, respetivamente com a adesão de 2758 localidades. Portugal contribui, este ano, com 82 municípios participantes, suplantando os 77 do ano passado.

No site da APA, entidade promotora e coordenadora nacional desta campanha, é possível obter mais informação e documentação atualizada desta iniciativa.

A lista dos municípios portugueses que participam na Semana Europeia da Mobilidade pode ser consultada aqui.