Prémio H2O Inovação by Águas de Gaia distingue três projetos finalistas

Prémio H2O Inovação by Águas de Gaia distingue três projetos finalistas

Categoria Advisor, Empresas

Já são conhecidos os finalistas do Prémio H2O Inovação by Águas de Gaia, uma iniciativa da Águas de Gaia E.M. S.A., que visa identificar, premiar e apoiar projetos em fase de criação ou expansão associados ao setor da água, saneamento e gestão de águas pluviais (e sustentabilidade ambiental nestas três componentes).

De acordo com a entidade, os três projetos finalistas foram selecionados por um painel de jurados composto pela equipa da Águas de Gaia e da Acredita Portugal:

  • SCEMAI – Projeto que procura a maximização da performance do consumo energético e monitorização de avarias através de modelos de inteligência artificial e análise de dados permitindo a otimização da produção. 
  • Pavimento Drenante Modular– Solução que atende a sete objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, devolve a permeabilidade ao solo, reduz de despesa no tratamento de águas pluviais, permite flexibilidade arquitetónica, melhora o microambiente.
  • More Water / RacionaLUSO– Coleta, tratamento e reuso de água e energia.

Em comunicado, a Águas de Gaia realça que o Prémio H2O Inovação tem ainda o objetivo de “dinamizar o espírito de iniciativa e distinguir os promotores de empresas inovadoras do setor”, valorizando o projeto de forma integrada, de acordo com critérios assentes no potencial do negócio e no perfil dos empreendedores. O projeto vencedor vai ter a oportunidade de ser incubado pelas Águas de Gaia e ser qualificado para participar no “Eurovision for Startups”.

O Prémio H2O Inovação recebeu 226 candidaturas, inseridas num total de mais de 10 mil ideias submetidas a concurso. A cerimónia de entrega de prémios vai ter lugar em setembro, uma iniciativa que este ano se realiza num formato 100% online.

Miguel Lemos Rodrigues, Administrador da empresa Águas de Gaia, realça que “enquanto plataforma para potenciar projetos de inovação que possuam um impacto efetivo na melhoria dos serviços disponibilização à comunidade e na qualidade de vida das pessoas. A missão da Águas de Gaia, no seu papel de promoção da gestão eficaz de recursos e de promoção do ambiente e do bem-estar da população, traz consigo uma visão e experiência que consideramos de enorme valor para ajudar novas ideias a traçarem um rumo que possibilite a sua futura implementação e consolidação”. Como explica o autarca, este apoio enquadra-se no desenvolvimento de “uma estratégia de discussão em torno do desenvolvimento sustentável e da criação de mecanismos para a reflexão cívica”.