Projeto Café Circular da Nestlé com foco no desperdício

Projeto Café Circular da Nestlé com foco no desperdício

Categoria Advisor, Empresas

A Nestlé Professional dá início ao Projeto Café Circular, que tem como objetivo disponibilizar borras de café de forma totalmente gratuita para que o consumidor lhes possa dar utilização com vista a um bom desenvolvimento das plantas. “As borras de café são distribuídas em pacotes que podem ser levantados nas Cafetarias Bagga e Supermercados Go Natural, em todo o país e que têm parceria com as marcas de café Sical e Buondi”, explica a empresa, num comunicado.

Tal como explica a empresa, existem diversas formas de aplicar as borras de café, podendo ser diluídas em água ou colocadas diretamente no solo. Podem também ser adicionadas ao composto orgânico como corretivo agrícola.

De acordo com a Nestlé Professional, esta é também uma forma de convidar o consumidor a ser parte ativa desta mudança: “Todas as mudanças fazem a diferença. Esta é uma medida que pretende incentivar a reutilização, o minimizar do desperdício e o cuidar da natureza e da biodiversidade. São preocupações que não podemos deixar de ter, e cada gesto, cada ação, cada medida conta”, explica Victor Manuel Martins, diretor ibérico da Nestlé Professional.

Para a Nestlé, esta é uma medida que vem de alguma forma reduzir o desperdício e reforçar a importância do pilar da sustentabilidade em todas as fases da cadeia de valor das suas marcas de café. A Nestlé prevê a distribuição de uma tonelada de borras de café no âmbito desta iniciativa, numa parceria, atualmente, com 48 lojas.

“Ao aplicarmos as borras de café no solo, estamos a devolver à terra aquilo que ela nos deu, que foi o grão do café”, refere João Graça marketing manager da Nestlé Professional.

De momento, as borras disponibilizadas provêm dos cafés servidos sob as marcas Sical e Buondi, e o objetivo é estender também às marcas Nescafé, Tofa e Christina, e dar continuidade à expansão desta medida em muitos mais estabelecimentos em todo o país, lê-se no mesmo comunicado.

Esta iniciativa é parte integrante dos oito compromissos com a sustentabilidade apresentados recentemente pela Nestlé Professional Iberia e que atravessam toda a cadeia de valor, desde a produção ao consumidor final.