Projeto da Universidade do Porto lança MOOC sobre alterações climáticas e media

Projeto da Universidade do Porto lança MOOC sobre alterações climáticas e media

O  MOOC ( Massive Online Open Course) “As alterações climáticas nos média escolares”, lançado pelo  Clima@EduMedia, um projeto desenvolvido na Universidade do Porto, inicia-se já na segunda-feira, dia 5 de outubro, na plataforma digital Miríada X.

O curso é dedicado ao uso dos média para o ensino das alterações climáticas em sala de aula, mas está particularmente desenhado para professores do ensino básico e secundário da área das Ciências e para os responsáveis dos média escolares.

Nas palavras de José Azevedo, coordenador do Clima@EduMedia, o MOOC tem o objetivo de “dotar os professores de competências para que, através do uso dos média, consigam ensinar de forma mais apelativa conteúdos relacionados com as alterações climáticas, como as suas causas, impactes e formas de mitigação e de adaptação a essas mudanças”. No fundo, “pretende-se mostrar aos professores que é possível inovar no ensino da ciência, explorando as diferentes potencialidades que cada meio oferece”, esclarece, ainda.

As inscrições para o curso já estão abertas e a participação – aberta a qualquer pessoa – é gratuita. No total, são cinco semanas (até 8 de novembro) de aprendizagem, com uma gestão autónoma do número de horas que cada formando dedica ao estudo, não existindo também um prazo rígido para a submissão de trabalhos.

O MOOC é acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua com um crédito. No dia 14 de novembro, realizar-se-á uma sessão presencial para os formandos que desejarem a acreditação.

A página MOCC deste website disponibiliza informação pormenorizada sobre o curso e orientações para o processo de inscrição.