Projeto OesteSustentável com semáforos a LED em Alenquer e Arruda dos Vinhos

Projeto OesteSustentável com semáforos a LED em Alenquer e Arruda dos Vinhos

“Semáforos a LED no Oeste”, iniciativa da OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste visa a substituição de óticas de semáforos com lâmpadas incandescentes (40W a 100W) por óticas LED (3W a 8W) em municípios do Oeste.

Através deste projeto os municípios de Alenquer e de Arruda dos Vinhos foram beneficiados com a substituição de 71 e 143 óticas semafóricas incandescentes, respetivamente, por óticas LED, que se traduzirá numa poupança anual de mais de 12 000 euros para os municípios, evitando assim cerca de 24 ton CO2 em emissões de GEE (Gases com Efeito de Estufa).

Esta intervenção permitirá uma redução de cerca de 93% nos custos com a fatura de energia elétrica associada, permitindo com as poupanças obtidas, um retorno do investimento na ordem dos sete meses.

O projeto é cofinanciado a fundo perdido em 68,14% e surge no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC 2017/2018), da ERSE.

O PPEC 2017/2018 aprovou 75 medidas que serão implementadas por 33 promotores, tendo o projeto “Semáforos a LED no Oeste” obtido a 4ª melhor classificação no seu segmento de entre 35 projetos candidatos.

Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica 2017/2018, aprovada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.