Projeto Zero Desperdício vence os European Enterprise Promotion Awards 2020 do IAPMEI

Projeto Zero Desperdício vence os European Enterprise Promotion Awards 2020 do IAPMEI

Categoria Ambiente, Resíduos

O projeto Zero Desperdício, implementado em parceria com a Lipor, venceu o primeiro prémio na categoria “Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos”, informa em comunicado a empresa de gestão de resíduos do Porto.

A história de parceria entre a Zero Desperdício e a Lipor começou em 2016 fortalecendo-se em 2017, quando a Rede Zero Desperdício se expandiu aos territórios Lipor, ao abrigo do Programa “Parcerias para o Impacto”, do Portugal 2020. Segundo a Lipor, esta parceria tem obtido “excelentes resultados” no “combate ao desperdício” evitando que “alimentos em excelentes condições para consumo humano”, se transformem em “resíduos alimentares”. E no final do terceiro trimestre de 2020, esta parceria já tinha recuperado cerca de “350 toneladas de alimentos que chegaram a 35 mil beneficiários”, refere a entidade.

Os European Enterprise Promotion Awards (EEPA) foram lançados pela Comissão Europeia em 2005 e coordenados em Portugal pelo IAPMEI desde a primeira edição, estando a ser dinamizados em 32 países. O objetivo desta distinção é “identificar, distinguir e partilhar boas práticas de iniciativa empresarial e inspirar potenciais empreendedores na Europa”. Assim, decorreu no dia 26 de outubro, a sessão nacional que deu a conhecer os vencedores dos EEPA 2020, onde o IPAMEI recebeu 51 candidaturas nas seis categorias a concurso.

No mesmo comunicado a Lipor deixa um agradecimento às “entidades doadoras e recetoras” que compõem a Rede Zero Desperdício Lipor,  nomeadamente aos municípios associados: “Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa do Varzim, Valongo e Vila do Conde”.