Quase 6 mil alunos sensibilizados para a recolha de óleos alimentares usados

Quase 6 mil alunos sensibilizados para a recolha de óleos alimentares usados

Cerca de seis mil alunos da comunidade escolar da Beira Interior foram incetivados a participar no Escola PRIO TOP LEVEL Level, um concurso regional que visa promover e a separação e reciclagem de óleos alimentares usados (OAU). A iniciativa, que arrancou na passada sexta-feira, dia 19, foi apresentada no Museu Judaico de Belmonte, na presença dos autarcas da região.

Durante quatro meses, cada escola tem um oleão simples PRIO TOP LEVEL a seu cargo para recolher a maior quantidade de OAU por aluno. Cada aluno irá receber um kit didático composto por um jogo de cartas didáticas e um funil para tornar mais fácil o ato de reciclar.

Citado em comunicado, Nuno Correia, administrador da PRIO, afirmou na ocasião: “Acreditamos que esta iniciativa terá um impacto muito positivo, quer para o ambiente quer para a região”. “Com a dinâmica associada a este concurso, iremos sensibilizar os cerca de seis mil alunos inscritos, bem como toda a comunidade envolvente. Juntos queremos sensibilizar a população jovem da região da Beira Interior para reciclar o óleo alimentar usado, chegar à casa das 78 mil famílias que residem nos 10 municípios participantes e recolher cerca de 10 mil litros de óleos alimentares usados”, explicou.

Organizada pela PRIO e pela Hardlevel, em parceria com a RNAE – Associação de Agência de Energia e Ambiente e pela ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, a 1ª edição do concurso conseguiu na fase de candidaturas mobilizar 23 escolas. O concurso terá a participação dos alunos das escolas do 1º, 2º e 3º ciclos de 10 municípios da região da Beira Interior – Almeida, Belmonte, Figueira Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Manteigas, Pinhel, Gouveia, Seia e Covilhã.

mascote Ólina

Em paralelo, serão realizadas ações de sensibilização em cada escola, que contará com a presença da mascote Ólina e com uma equipa da organização para explicar a importância da reciclagem de OAU e como se transforma OAU em biodiesel, um biocombustível amigo do ambiente. Esta edição conta com um website, através do qual os participantes podem consultar o regulamento, conhecer o projeto, descarregar atividades lúdicas e jogar online o PAC-OLINA. Esta iniciativa online terá prémios mensais para os alunos que ficarem em 1º lugar do ranking no último dia de cada mês, terminando a 31 de maio.